Lembrado por sucessos dos anos 1970 e 1980, o cantor Rodrigo Otarola, mais conhecido como Rodrigo, voltou a aparecer na imprensa do Recife após ter foi encontrado em situação de vulnerabilidade pelas ruas do Centro da capital.
Em setembro, um vídeo de Rodrigo sendo abordado por pessoas na frente a uma loja de discos do Centro passou a circular em aplicativos de mensagens. O registro foi feito por fãs que reconheceram o artista. Descobriu-se que o artista, hoje com 76 anos, sofre de Alzheimer.
Perambulando pelas ruas, Rodrigo chegou a se alimentar com doações, a exemplo dos donativos de "Dona Vânia", apelido de uma fã chamada Josivânia Maria do Nascimento. Atualmente, ela recebe doações para ajudar o cantor via Pix - a chave é 081992134705.
A atual situação de Rodrigo foi mostrada em reportagem de Juliana Oliveira para a TV Jornal. Após a repercussão, ele visitou os estúdios da emissora no último dia 7 de setembro e chegou a dublar alguns sucessos no programa "Por Aqui."
Conheça a história do cantor Rodrigo, encontrado no Recife
Nascido em Barcelona, na Espanha, Rodrigo Otarola veio morar no Brasil ainda na infância. Começou a construir a sua carreira em São Paulo, se apresentando em programas de auditório.
Ele é bastante lembrado por sucessos românticos como "Seguindo Você", mais conhecida como "Te Amo Demais", de 1979. O compacto com essa música chegou a vender mais de 3 milhões de cópias pelo selo Copacabana.
Entre os outros sucessos do cantor estão "Você Brincou Demais com Meu Amor" e "Apesar dos Anos", ambas de 1981, e "Aprenda Comigo" e "Quero Dizer". de 1982.
Após lançar êxitos, conseguiu emplacar um sucesso atrás do outro. Também foi compositor, assinando as letras como "Paquito", mas nunca abandonou os palcos.
Na década de 1990, passou a fazer muitos shows pelo Nordeste e escolheu o Recife para morar.
Rodrigo já foi ajudado? Onde ele está morando?
A atual situação de Rodrigo começou depois de desentendimentos com familiares. Fora de casa dos parentes, passou a receber ajuda de amigos e de vizinhos mais próximos.
Em 2020, ele quebrou o fêmur e passou a receber cuidados da fã Josivânia Maria do Nascimento, que foi até o hospital. O músico chegou a passar um tempo na casa da admiradora, mas acabou saindo por sofrer de Alzheimer.
Até o momento em que foi encontrado, Rodrigo ainda não possuía uma residência fixa, passando a dormir no Centro da cidade por diversas vezes. Ele segue sob cuidados de Josivânia na cidade de Paulista, no Grande Recife.
Atualmente, ele também não procura por familiares do Recife, mas tem visto a possibilidade de ir morar com parentes mais distantes que vivem em São Paulo. Os responsáveis por cuidar do artista nos últimos tempos não quiseram dar mais informações sobre a sua família.