FREVO

Instituto Brasileiro do Frevo é lançado no Recife. Conheça a iniciativa

Nova organização que busca atuar na defesa do frevo será lançada em evento na Casa do Carnaval nesta quarta-feira (14), Dia Nacional Frevo

Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 13/09/2022 às 15:29 | Atualizado em 14/09/2022 às 10:23
Frevo - BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM

Uma nova organização que busca atuar na defesa do frevo está surgindo em Pernambuco. Nesta quarta-feira (14), no dia nacional do ritmo, será lançado oficialmente o Instituto Brasileiro do Frevo - IBF. O evento ocorrerá na Casa do Carnaval, situada no o Pátio de São Pedro, Centro do Recife, a partir das 10h.

Na área interna, será realizada uma coletiva para jornalistas e convidados. Na parte externa, será feito um ato para apresentar ao público com a participação de orquestra de frevo, passistas, estandartes, representantes de agremiações, artistas e foliões.

Entre os fundadores do IBF estão músicos, passistas de frevo, diretores de agremiações carnavalescas, grupos de dança, maestros e produtores culturais.

Na direção, estão nomes como Eduardo Araújo, coordenador do grupo Guerreiros do Passo; Ademir Araújo, o Maestro Formiga; Adriana Lisboa, musicista e advogada; Júlio Vila Nova, Diretor do Bloco Cordas e Retalhos; e Fabiano Medeiros, criador e maestro da Orquestra Marafreboi, de Brasília, DF.

Casa do Carnaval fica no Pátio de São Pedro - Rodolfo Loepert/Divulgação

O Instituto Brasileiro do Frevo se define como uma organização sem fins lucrativos e apartidária que surgiu da luta coletiva dos agentes culturais ligados ao frevo e que foi instituída no ano de 2022 para "promover, produzir, incentivar, apoiar e desenvolver ações nos campos da educação, arte e cultura através do gênero musical e coreográfico frevo".

A iniciativa visa ainda "assegurar, estimular, promover e incentivar projetos e políticas públicas" para o universo cultural do ritmo, além da sua cadeia produtiva e dos fazedores artísticos, dentre eles, passistas, músicos, compositores, grupos, agremiações, mestres, e todos àqueles que compõem esta expressão cultural, Patrimônio Imaterial do Brasil e da Humanidade.

"O campo de atuação do Instituto Brasileiro do Frevo não vai se restringir apenas à cidade do Recife, mas, sobretudo, a todo o Estado de Pernambuco e demais unidades da Federação", diz um comunicado.

"O Instituto Brasileiro do Frevo - IBF, deverá também, fazer uso de suas atribuíções no sentido de firmar parcerias, cooperações técnicas e convênios com instituições públicas e privadas, visando consolidar laços e esforços mútuos para atingir suas metas basilares e objetivos estabelecidos em estatuto, o qual entrou em vigor no dia 13 de janeiro do corrente ano", completa.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS