Com Estadão Conteúdo
O mundo dá o último adeus a Pelé nesta terça-feira (03). Depois de um velório com duração de 24h ininterruptas e presença de familiares, chefes de Estado, e milhares de fãs, ocorre o enterro do ex-jogador.
O corpo do Rei do Futebol ficará no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, no litoral de São Paulo. O espaço foi nomeado pelo Guiness Book como o mais alto cemitério vertical do mundo.
Como é o cemitério que Pelé será enterrado?
Pelé comprou um lóculo no Memorial Necrópole Ecumênica em julho de 2003, quando tinha 62 anos.
O prédio de 14 andares foi idealizado pelo empresário argentino Pepe Altstut, que morreu em 2021 e era amigo do Rei.
"A pessoa não se sente deprimida, sequer parece com um cemitério", disse Pelé em entrevista ao Jornal A Tribuna, em 2003, também falando que o local transmite "paz espiritual e tranquilidade".
Também estão enterrados por lá o pai dele, o Dondinho, que morreu em 1996, o irmão, Jair Arantes do Nascimento, o Zoca, morto em 2020, além de Antonio Wilson Honório, o Coutinho, parceiro de ataque no lendário Santos bicampeão mundial em 1962 e 1963, que faleceu em 2019.
Enquanto os parentes de Pelé estão no nono andar do prédio, ele será enterrado no primeiro andar do local.
- VELÓRIO DE PELÉ: ex-jogador será sepultado em cemitério vertical; confira os detalhes
- MÃE DO PELÉ: A mãe do Pelé sabe que ele morreu? Veja idade de dona Celeste e detalhes da vida da mãe do Rei do Futebol
- ESPOSA DE PELÉ: saiba como Pelé conheceu Márcia Aoki, sua última esposa; veja idade da esposa do Pelé e mais informações
Caixão de Pelé é feito de ouro?
Antes mesmo da morte de Pelé, viralizaram nas redes sociais imagens de um caixão dourado onde o Rei supostamente seria enterrado.
A assessoria do Memorial Necrópole Ecumênica, no entanto, negou ao Estadão a existência desse jazigo.
O público poderá visitar Pelé?
O enterro do ex-jogador será restrito aos familiares dele porém a ideia é que o Memorial se torne atração turística de Santos.
Ele será aberto ao público para visitas dias depois da cerimônia. Datas, entretanto, ainda não foram definidas pela administração.
Pelé é um ícone, diz presidente da Fifa na transmissão do velório do rei do futebol