Familiares das vítimas da tragédia da Boate Kiss estão cogitando processar a Netflix por causa da série 'Todo Dia a Mesma Noite'.
A advogada das 40 famílias, Juliane Muller Korb, disse ao portal Splash que as elas não foram consultadas pelo streaming e não concordam com a dramatização do caso. "A morte de pessoas vai gerar lucro à Netflix", afirmou.
Assim que a notícia foi divulgada, a Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria negou envolvimento com o possível processo e apoiou a produção da série.
A plataforma de streaming ainda não se pronunciou sobre o caso.
O que os familiares querem da Netflix?
Segundo Juliane Korb, as famílias não pedem indenização em dinheiro para eles, mas para usar parte do lucro para o tratamento de sobreviventes e construção de um memorial.
"Já que existe uma plataforma de streaming lucrando com isso, os familiares desejam a construção de um memorial em Santa Maria para promover a reflexão permanente da comunidade", falou a advogada.
O centro ficaria no lugar onde era a Boate Kiss, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
Os parentes também desejam uma explicação de por que não foram consultados acerca da produção da série e que o trailer seja modificado. Eles afirmam que as cenas de reconhecimento de corpos em um ginásio podem causar gatilhos.
Por fim, os familiares desejam com o processo debater a responsabilidade social das plataformas de streaming ao produzir séries baseadas em casos reais.
Famílias pedem justiça no décimo aniversário de tragédia na boate Kiss
Leia Também
Todo Dia a Mesma Noite
'Todo Dia a Mesma Noite' é uma série da Netflix acerca do incêndio da Boate Kiss, acontecido em 27 de janeiro de 2023.
A tragédia ocorrida em Santa Maria (RS) deixou 242 mortos e mais de 600 feridos.
A série conta com 05 episódios e é inspirada no livro da jornalista Daniela Arbex. Ela retrata a luta dos familiares das vítimas por justiça através de personagens baseados em pessoas reais envolvidas na tragédia.