No Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, estabelecido para conscientização anual em 21 de março, a Organização das Nações Unidas (ONU) se pronunciou sobre o racismo.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, discorreu sobre o quão prejudicial é a discriminação racial para a sociedade e buscou dar soluções para erradicar o racismo.
A data, este ano, também relembra os 75 anos da adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
PRONUNCIAMENTO DA ONU SOBRE A DISCRIMINAÇÃO RACIAL:
Segundo o secretário-geral António Guterres, a discriminação racial é um “abuso profundamente prejudicial e generalizado dos direitos humanos e da dignidade humana que afeta todos os países”.
“[O racismo acaba] impedindo que bilhões de pessoas desfrutem de seus plenos direitos humanos e liberdades", refletiu o o chefe das Nações Unidas.
O racismo também foi apontado como uma das forças mais destrutivas da história, capaz de dividir as sociedades e ser responsável por mortes e sofrimentos em “escala grotesca”.
COMO COMBATER O RACISMO NA SOCIEDADE?
A discriminação racial foi dita pelo secretário-geral da ONU como não sendo inata do ser humano, mas que uma vez aprendida, pode assumir poderes destrutivos imparáveis.
Dessa forma, uma das formas de combater o racismo na sociedade seria "resistir e reverter” aos ataques aos direitos humanos.
Isto é, estar sempre disposto a condenar o racismo em todas as suas formas e sempre deixar o assunto em pauta, seja na esfera pública ou privada, intensificando e abordando o preconceito, não apenas no Dia Internacional contra a Discriminação Racial.
Termos e expressões racistas que você deve parar de falar urgente: