O dia 2 de abril, Dia do Autismo, é bastante referenciado pelas pessoas que são diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias como forma de conscientizar a população mundial sobre a sua existência, favorecendo na quebra do preconceito e na inclusão destas pessoas na sociedade.
Neste dia, será comum que circulem imagens nas redes sociais de símbolos do autismo, como o quebra-cabeça ou prédios com a faixada iluminadas em azul, por exemplo, marcando o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
Isso porque ao longo dos anos foram criados alguns símbolos para que pessoas neurotípicas - ou seja, que se desenvolveram neurológicamente de uma forma "padrão" para a sociedade - pudessem identificar as pessoas com autismo e entender a sua neurodiversidade.
Para compreender ainda mais sobre o TEA, leia nesta matéria o significado dos símbolos do autismo.
DIA DO AUTISMO
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, também conhecido como Dia do Autismo, foi criado em 18 de dezembro de 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU), que estabeleceu o dia 2 de abril como a data oficial para a celebração da divernsidade das pessoas com autismo.
Na época em que o Dia do Autismo foi criado, o TEA estava se tornando mais conhecido e diagnosticado em todo o mundo, mas ainda havia muita desinformação e estigmatização em torno do transtorno.
Atualmente, a caminhada contra o preconceito sofrido pelas pessoas com autismo e suas famílias ainda existe, mas através desta data, de discussões e outros símbolos é possível conhecer ainda mais como o TEA se classifica.
SÍMBOLOS DO AUTISMO
Nesta matéria citaremos 3 símbolos do autismo, mas é possível que pessoas diagnosticadas com TEA utilizem outras formas para serem reconhecidas em seu dia a dia.
1. O símbolo do infinito nas cores do arco-íris
O Logotipo da Neurodiversidade – símbolo do infinito com as cores do arco-íris – foi criado pelas próprias pessoas com autismo e é utilizado para celebrar a esperança e a diversidade de expressão dentro do TEA.
Segundo divulgou o Genial Care, este símbolo é uma alternativa à fita do quebra-cabeça.
2. Fita do quebra-cabeça
O símbolo do autismo que é uma fita formada por peças de quebra-cabeça coloridas foi criado em 1999 e é uma das mais utilizadas até o dia de hoje por pessoas com TEA.
A fita do quebra-cabeça também é utilizado por quem apoia as pessoas com autismo e deseja demonstrar que quem tem TEA também possui direitos.
Além disso, a escolha de um quebra-cabeça colorido também possui um significado especial.
- Quebra cabeça de cores diferentes: representa a diversidade de famílias que possuem pessoas com autismo;
- Cores vivas: representa a conscientização da sociedade, resultando na inclusão destas pessoas.
3. A cor azul
A cor azul foi escolhida também como um símbolo do autismo em razão da proporção de diagnósticos de TEA, que é maior em meninos que em meninas – para cada 5 diagnósticos, 4 são meninos e 1 é menina.
Os especialistas ao definirem esta cor para simbolizar o TEA acreditavam que os rapazes tinham mais chances de serem diagnosticados.
Anos depois foi descoberto que as meninas eram “menos” diagnosticadas com autismo porque conseguiam disfarçar melhor os sinais.
SÍMBOLOS DO AUTISMO EM PLACAS DE PRIORIDADE
Em maio do ano passado, a Câmara de Deputados aprovou o Projeto de Lei que torna obrigatório a presença do símbolo do autismo em placas de prioridade para serviços e transporte público.