O ator José Loreto, 38, que atualmente vive o personagem Lui Lorenzo na novela "Vai Na Fé", da TV Globo, revelou ter adotado o estilo "agênero" em entrevista ao jornal "O Globo".
O uso da expressão causou curiosidade em muita gente, visto que se assemelha a uma espécie de orientação de gênero ou sexual.
De fato, "agênero" é um termo usado para descrever pessoas que não se identificam com nenhum gênero específico ou que sentem uma ausência de identificação com os conceitos tradicionais de masculino e feminino.
O QUE É AGÊNERO?
As pessoas agênero podem se sentir fora do espectro binário de gênero ou podem se identificar com um gênero neutro. Elas podem experimentar uma falta de conexão com as características, expectativas e papéis de gênero associados aos homens ou mulheres na sociedade.
Mas, no caso, de José Loreto, o termo diz respeito ao uso de roupas. O ator revelou que o personagem Lui Lorenzo trouxe mais liberdade para ele se expressar, quebrar estereótipos e repensar comportamentos, como uso de roupas agênero e maquiagem.
"A ideia é quebrar moldes antigos. E as pessoas podem entender que fluidez na moda não trata de sexualidade. Eu, como artista, gosto desta função de transpor padrões. E recebo respostas positivas."
JOSÉ LORETO FALA SOBRE LUI LORENZO
José Loreto afirma que será desafiado como ator em nova fase do personagem na trama. "O personagem estava muito na minha mão. E, agora, a Rosane [Svartman, autora] vem e surpreende com essa curva radical para um outro lado. Ela não deixa a gente ficar acomodado (risos)", disse.
"Tinha sentido que o personagem estava dominado, que eu tinha conseguido a aceitação do público. Agora, fui desafiado a mostrá-lo numa nova fase. Acredito que vai ser um acontecimento esse novo período. Agora estou entrando num drama. As pessoas vão me ver chorando muito."
Loreto também comentou críticas que recebeu ao cantar ao vivo e errar letra de "Como Uma Onda" em show de Lulu Santos: "Era o show de aniversário do Lulu. Ele estava muito feliz. Ele me chamou ao palco de supetão. Foi uma surpresa para mim. E foi meu maior nervosismo artístico da vida".
"Eu tinha consciência de que era uma transmissão ao vivo. Sei as músicas. Elas me embalaram em vários momentos. Eu, como artista, não poderia dizer 'não' ao receber esse convite. Eu sou um artista que topo, que falo 'sim' para muita coisa", completou.