O concurso Comida di Buteco 2023 realizou a premiação dos cinco primeiros lugares do circuito do Recife. A edição deste ano aconteceu entre os dias 7 e 30 de abril, com a participação de 36 botecos, na capital pernambucana, em Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Aldeia, Camaragibe.
A premiação ocorreu na última terça-feira (23), no Quintal - Cozinha pra Torar, no bairro de Campo Grande, Zona Norte. Este foi o primeiro ano do concurso integrando o Calendário Oficial de Eventos do Recife - o evento de encerramento contou com a presença do prefeito João Campos.
Vencedores do Comida di Buteco 2023
A Budega do Rafa (Rua Almirante Tamandaré, 249, Setúbal, Boa Viagem, Recife) ganhou o 1º lugar na avaliação feita pelos jurados e pelo público, que atribuíram notas ao petisco, ao atendimento, à higiene do local e à temperatura da bebida.
O "Melhor Buteco do Recife" venceu com o petisco Tempero de Voinha. Trata-se de uma batata com creme de queijo agridoce levemente apimentado, servida com linguiça artesanal, coberta com queijo e cebolinha.
Em junho, a Budega do Rafa vai disputar a etapa nacional. Uma nova comissão de jurados avaliará os campeões de cada um dos 24 circuitos do Brasil onde houve edição do concurso Comida di Buteco 2023 para dar notas nos mesmos quesitos: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O "Melhor Buteco do Brasil" será conhecido e premiado em julho, em São Paulo.
PÓDIO
- 2º lugar: O Esquina do Malte (Av. Tenente Felipe Bandeira de Melo, 97 C, Areias, Recife) com o petisco Carninha Gostosinha. Consiste numa carne moída condimentada, chapeada na manteiga de garrafa, com pão pastoso de alho e chimichurri de alho negro, acompanhada de molho especial.
- 3º lugar: Andrews Bar e Comedoria (Segunda Travessa Djalma Dutra, 4, Salgadinho, Olinda) com o Xodó di Mainha. São bifes de cupim recheados com bacon, ervas e especiarias, cobertos com mais bacon e queijo maçaricado; é servido na chapa, em uma cama de acelga com tiras de pimentões vermelhos, e acompanha creme de hortelã e chips de macaxeira saborizados na cebola e salsa.
Pelo primeiro ano, a premiação também contemplou os 4º e 5º mais bem colocados nas avaliações dos jurados e clientes. Confira:
- O Cantinho do Axé (Rua José Rebouças, 174, Alto Nossa Senhora de Fátima, Vasco da Gama, Recife), que participou pelo primeiro ano, ganhou o 4º lugar com o seu Especial do Axé, uma porção de tripinha, torresmo e camarão, servido com farofa artesanal e vinagrete.
- Fechando o pódio, o Mangaio Bistrô (Rua São Fidélis, 9, UR 02, Cohab, Recife), pelo segundo ano no concurso, serviu o Tem Pros Dois, um carneiro com crosta de ervas e especiarias, purê de banana da terra e molho de cachaça e rapadura, combinado com um bolinho de bobó de camarão com azeite defumado de ervas.