ARTES VISUAIS

Revista Propágulo lança pesquisa curatorial inédita em fotografia

Nona edição da publicação de artes visuais conta com trabalhos do fotógrafo Wilson Carneiro da Cunha, de Marília Vieira, JEAN e Naywá Moura

Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 17/07/2024 às 14:54
Nona edição da Revista Propágulo, de artes visuaus - DIVULGAÇÃO

A revista da Propágulo – Entornos traz uma pesquisa curatorial inédita em fotografia na sua 9ª edição, lançada durante a programação da ART*PE. A iniciativa busca mapeear e difundir a produção de fotógrafos e artistas que fazem uso da fotografia através de abordagens contemporâneas de/em Pernambuco.

Com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), da Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco, o trabalho traz trabalhos do fotógrafo Wilson Carneiro Cunha, Marília Vieira, JEAN e Naywá Moura.

Artistas

Wilson Carneiro da Cunha, o fotógrafo ímpar, que, por décadas, pôde ser encontrado em seu célebre Kiosque no centro do Recife, é apresentado na publicação através de texto elaborado por Guilherme Morais, a partir de uma entrevista com a pesquisadora Bia Lima, sua neta, então debruçada sobre o acervo da família.

Foto de Wilson Carneiro da Cunha, artista abordado na 9ª edição da revista da Propágulo - Wilson Carneiro da Cunha
Foto de Marilia Vieira, artista abordada na 9ª edição da revista da Propágulo - Marilia Vieira
Foto de Naywa Moura, artista abordada na 9ª edição da revista da Propágulo - Naywa Moura

O trabalho de Naywá Moura traz um suposto caso de bruxaria documentado por um padre em 1758, o qual afirma que mulheres exerciam a sexualidade de forma transgressora. O texto “Sonhar uma mesma eternidade”, de Elizabeth Bandeira, traz através das obras de JEAN, registros de um Recife, sobretudo trans e negro, que efervesce na madrugada através de uma pequena e potente coletividade da cena da música eletrônica underground para esta geração.

Marília Vieira, brasileira, imigrante e mãe, tem em seu trabalho imagens da fermentação, abnegação, fúria e amor cotidianos, apresentado por um texto também de Elizabeth Bandeira, intitulado “Visões fragmentárias do familiar”.

Reflexão

O tema Entornos propõe uma reflexão sobre como se relacionam, então, o ambiente doméstico, a família, a rua e a cidade através da subjetividade de cada autor.

"Colocar essa nova edição no mundo é sempre uma amálgama de sentimentos complexos que envolve a responsabilidade de criar e difundir um arquivo para o presente-futuro, a partir da produção de tantas mãos", explica a Propágulo em suas redes sociais.

Como adquirir

A Revista também conta com o patrocínio master da Galeria Marco Zero e Garrido Galeria, e patrocínio de Pequod Investimentos e apoio da ART*PE, e pode ser adquirida no site (www.propagulo.com.br) ou através da Central de Assinantes da Propágulo.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS