O Teatro do Parque recebe sessões de cinema, nesta terça-feira (12) e também na quarta-feira (13). Dois filmes serão exibidos dentro da programação do Festival des 3 Continents, mostra dedicada à produção cinematográfica da África, Ásia e América Latina. Após as sessões, o curador do festival, Jérôme Baron, irá conversar sobre os longas-metragens.
A primeira sessão, nesta terça-feira, às 19h30, será do documentário "Zinder", produção do Níger, França e Alemanha. Dirigido por Aïcha Macky, o doc foi gravado no lugar que lhe dá nome e onde ela nasceu, no Níger. Trata-se de um distrito marginal da cidade de Karakara, dominado pelos chamados "palais" e onde a violência em seu estado bruto parece ditar as relações que sustentam o tecido social.
Assista ao trailer:
No mesmo horário, mas na quarta-feira (13), será exibido o drama japonês "Harakiri", de 1962, vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes.
Dirigido por Masaki Kobayashi, "Harakiri" é ambientado no século 17, quando um samurai desempregado bate à porta da poderosa dinastia e é recebido pelo diretor do clã, a quem pede permissão para cometer suicídio por harakiri em sua residência. O ritual japonês de suicídio era cercado por regras e cerimônias - por ele, os grandes guerreiros pensavam reparar a honra manchada por alguma conduta indigna.
A classificação de ambos os filmes é de 16 anos, e os ingressos são gratuitos e distribuídos uma hora antes de cada sessão. À entrada, é necessário mostrar o comprovante de vacinação contra covid-19, além de usar máscara.