Shoppings do Grande Recife reabrem nesta segunda (22) em clima de expectativa e confiança

Alguns comerciantes aproveitaram este domingo (21) para dar o retoque final na arrumação da loja e preparação dos estoques
Edilson Vieira
Edilson Vieira
Publicado em 21/06/2020 às 20:59
21.06.2020 - Fotos : Brenda Alcântara - Preparação das lojas para a abertura do Shopping Rio Mar, nesta segunda(22) Foto: BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM


Expectativa e confiança. Este é o clima entre os lojistas que já estão com tudo pronto para a reabertura dos shoppings nesta segunda-feira (22) depois de quase 100 dias fechados para o público, operando apenas com vendas on line e drive thru.

Fechado há três meses, o RioMar volta às atividades, no horário reduzido determinado para os shoppings, que vai das 12h às 20h e com ocupação máxima limitada a 30%, o que corresponde a cerca de 10 mil pessoas circulando no mall. Os sensores nas entradas de acesso vão informar em tempo real a presença simultânea do número de clientes. O uso de máscara é obrigatório para todos, tanto clientes quanto lojistas e funcionários. Cinco portarias serão abertas ao público e serão mantidos os serviços de coleta Drive Thru, da plataforma de vendas RioMar Online e do serviço de delivery. Para maior praticidade e segurança será estimulado o pagamento do estacionamento via smartphone e desativados os espaços e equipamentos de uso comum, como Valet, academia de ginástica, espaço ecumênico e, como em todos os shoppings não funcionarão cinemas, teatro, e as praças de alimentação contarão apenas com serviço de entrega de refeições.

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O Superintendente do RioMar, Henrique Medeiros, diz que “além de seguir rigorosamente os protocolos indicados pelos Órgãos de Saúde e Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o RioMar criou uma campanha para orientar e esclarecer dúvidas, com informações colocadas em 32 totens, distribuídos nos vários pisos do equipamento. Foi produzido também um guia de bolso entregue a cada lojista e funcionário, contendo todas as instruções normativas a adotarem dentro do shopping e no atendimento aos nossos clientes. O propósito é fazer com que todos se sintam seguros e bem”.

Alguns comerciantes aproveitaram o domingo (21) para dar o retoque final na arrumação da loja e preparação dos estoques. É o caso de Arthur Veiga, proprietário da Mahogany Cosméticos. Com lojas no RioMar e Shopping Recife, ele vê esse reinício com entusiasmo. “Eu acho que nas duas primeiras semanas o movimento vai ser grande porque o povo estava muito confinado em casa. Depois, deve se acomodar para um ritmo mais normal”. O empresário conta que fez novos pedidos e renovou o estoque para a reabertura nesta segunda-feira. “Mesmo com o RioMar fechado não deixamos de vender. Minha loja também está na plataforma online do RioMar e tivemos um retorno bom para o momento, no mês de maio chegou a 40% do faturamento normal para o mês”, revelou.

Felipe Souza, proprietário da Geek Gamer no RioMar disse que mudou o layout da loja para permitir uma melhor circulação dos clientes, sinalizou distanciamento e local para organização de filas. Colocou até máscaras de pano nos bonecos de super heróis para dar o recado. “Se eles estão se cuidando, nós também temos que nos prevenir”. Felipe comemora a volta dos consumidores aos shoppings. Embora, no segmento dele, não houve crise. “Temos um site de vendas e com o apoio do RioMar online conseguimos manter e até crescer o faturamento porque as pessoas estão buscando mais jogos e material de informática”. Felipe acredita que essa reabertura vai representar um boom nas vendas. Tanto, que vai abrir uma segunda loja no RioMar dentro de 10 dias.

A empresária Sheila Lispector, dona da chocolates Kopenhagem, com lojas no RioMar, Plaza e Shopping Recife, revela estar feliz em poder estar de novo com os clientes. Ela conta que estava utilizando a loja mais como depósito de mercadorias para abastecer as vendas online. Para voltar a receber os clientes, decorou e reorganizou os espaços. A parte de cafeteria vai voltar, mas sem o atendimento nas mesas, apenas para a retirada dos produtos. “Essa parte estava completamente parada, mas agora o cliente vai poder voltar a pegar um capuccino ou um chocolate quente e saborear. Só não vai poder ser na companhia dos amigos, mas temos que nos acostumar, diz Sheila. Os chocolates da loja continuarão à disposição para venda como antes, mas seguindo as normas de higienização e segurança para controle da pandemia de acordo com a vigilância sanitária

Segurança

O presidente da Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce), Paulo Carneiro, explica que os sistemas de controle vão oferecer segurança para todos que trabalham ou forem aos shoppings. “Houve total adequação às exigências de higiene e distanciamento. As equipes dos shoppings estão treinadas e os lojistas estão orientados para seguirem estas regras. Vamos oferecer o conforto de sempre com este reforço necessário que o momento exige”, afirma.

Para Ricardo Galdino, presidente da Associação de Lojistas de Shopping de Pernambuco (Aloshop), os cuidados com a segurança sanitária dos clientes e funcionários será a característica forte desse retorno. “Foi muito trabalho para organizar as entradas, os corredores e as lojas, todos buscando organizar tudo para receber os clientes com toda segurança. Tá uma coisa bacana. A gente tem muita esperança que esse retorno possa se dar de uma maneira bem tranquila”. Galdino afirmou que os lojistas estão ansiosos para retomar o comércio, mas sabem que as vendas não virão com a mesma força neste reinício. “Virão mais contidas, até pela restrição no número de pessoas nas lojas, mas o que importa é, para o cliente, começar a voltar para sua vida quase normal e para o empresário a proteção do negócio e dos empregos. Daqui para frente será só trabalho e confiança”, disse Galdino.

O presidente da Aloshop elogiou o horário escolhido para a abertura das lojas, entre 12h e 20h. “O horário é perfeito porque está fora dos fluxos de maior concentração de pessoas no trânsito e nos transportes coletivos. Pelo que vemos no sul do País, onde os shoppings já reabriram, as compras serão mais objetivas. O cliente já sai de casa tendo uma ideia para onde vai, faz a compra ou utiliza algum serviço e vai embora”. Ricardo Galdino espera que o cliente esteja consciente dos protocolos para que possa sair de casa e voltar com segurança. “Quanto mais rápido contribuirmos para essa pandemia acabar, mais rápido a normalidade vai voltar a acontecer. A saúde em primeiro lugar, mas a economia precisa também ser reoxigenada”, concluiu Galdino.

Pernambuco conta com 19 shoppings, somando 3.100 lojas, que geram 60 mil empregos diretos e 250 mil indiretos.

Veja como os shoppings se prepararam para a reabertura:

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RioMar

Todas as lojas estão sinalizadas nas vitrines com a capacidade máxima e clientes para o espaço, evitando, assim, aglomerações. O shopping passa por aplicação de bactericida, em toda a extensão e pisos do empreendimento. Esse processo já vem sendo feito há dois meses. As cancelas passam a serem liberadas com aproximação da mão, sem precisar apertar botões. Todos os cartões são higienizados por um processo de desinfecção com lâmpadas UV-C. Haverá contagem de público em todas as portas para controle do fluxo, restringindo a, no máximo,30% da capacidade do mal. As vagas do estacionamento serão limitadas em 50%.

Clientes, lojistas e funcionários terão sua temperatura aferida na entrada. O uso da máscara será obrigatório. Haverá disponibilização de álcool em gel para todos (clientes, colaboradores e lojistas), a partir de totens nos acessos às escadas rolantes, em que o acionamento é feito por pedal, garantindo mais segurança no uso e dispensers fixados na parte externa dos elevadores. A sinalização de espaçamento necessário entre as pessoas estará visível no piso e nas escadas rolantes.

Banheiros trarão orientações sobre lavagem e secagem das mãos que passa a ser feita com papel toalha. Foram removidos os secadores de mãos. Os painéis digitais com a localização das lojas digitais com consulta touch foram removidos. Mas haverá localizadores com mapa de lojas para consulta, sem contato físico. Foram suspensos os serviços de empréstimo de carrinhos de bebê e cadeiras de rodas.

Shopping Boa Vista

Como todos os outros shoppings, também reabre suas portas ao público nesta segunda-feira (22) com capacidade e horário reduzidos, das 12h às 20h. A praça de alimentação só funcionará para delivery e coleta. O Shopping Boa Vista adotou reforço na limpeza, orientação e disciplinamento das filas, limitação de presença e uso em elevadores, lojas e banheiros, além de orientação e informação ao público. A gerente de marketing Tárcia Galvão explica que a higienização foi reforçada em todo o empreendimento, principalmente nos corrimões, maçanetas, balcões e superfícies de grande contato com as mãos. O Shopping Boa Vista continuará a oferecer o serviço de coleta por drive-thru das compras feitas online no estacionamento do mall de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

Shopping Recife

As cancelas de acesso ao estacionamento utilizam sensores infravermelhos para retirada do cartão e uso de interfone, eliminando a necessidade de toque no equipamento. Ainda no estacionamento, as vagas direcionadas para motos e bicicletas estarão sinalizadas quanto ao distanciamento entre os veículos. Todos os cartões serão higienizados após cada uso. Já o pagamento será restrito aos terminais de autoatendimento ou pelo próprio aplicativo do mall.

“Todas as ações estão seguindo o que vem sendo realizado com sucesso em outros shoppings do país e diretrizes estabelecidas pelo Governo Estadual. Tudo pensado para receber os nossos clientes, colaboradores e lojistas de forma segura e com muita tranquilidade”, destaca a superintendente do Shopping Recife, Danielle Viana.

Em todo o centro de compras foram instalados mais de 60 pontos com dispensers e totens com álcool em gel. O novo protocolo ainda inclui a desinfecção diária dos tapetes de todas as entradas, havendo ainda a indicação de portas exclusivas para entrada e saída, devidamente sinalizadas com contadores automatizados localizados nas portas sociais.

Nos banheiros, além da exaustão ser intensificada, alguns mictórios foram interditados para uso, respeitando o distanciamento social. A utilização de secadores de mãos será substituída pelo uso de papel toalha. Algumas pias também serão desativadas para uso, alternadamente, garantindo um espaçamento seguro entre os usuários. Bancos e sofás estão sinalizados para que o distanciamento social também seja mantido. Nas escadas rolantes, adesivos sinalizam distância de três degraus entre as pessoas. Já nas vitrines das lojas, adesivos indicarão a quantidade de clientes permitidos simultaneamente. Mesmo com a reabertura, o Shopping Recife permanecerá com a estação de retirada de compras.

Tacaruna

Haverá controle de acesso para garantir que o shopping funcione com a capacidade de público que for determinada pelo decreto estadual. “Haverá um sistema que controla o fluxo de entrada e saída de todas as portarias de acesso do shopping. Portanto, o controle é exercido de forma prática e em tempo real,” comentou Sanda Arruda, superintendente do Tacaruna. A plataforma de vendas online continuará em funcionamento, assim como o Ponto de Coleta no estacionamento garagem.

Entre as medidas estão: instalação de dispensers e totens com álcool para utilização dos consumidores e colaboradores; todos os funcionários do empreendimento (condomínio e terceirizados) vão usar máscara e portar álcool gel para uso individual; as superfícies do mall, serão desinfectadas no horário noturno. A ação de desinfecção das áreas comuns, tais como elevadores, corrimãos e banheiros será reforçada; as portas não automáticas ficarão abertas para reduzir o contato com maçanetas. Os locais com fila nos espaços de uso comum do mall, como nos terminais de auto atendimento e balcões de atendimento, receberam marcação no piso com o distanciamento exigido pelos órgãos de saúde (1,5 metro entre uma pessoa e outra).

Os clientes serão estimulados a usar cartão de débito e crédito nos pagamentos, evitando, assim, a circulação de dinheiro. Seguindo as normas divulgado pelo governo, dentro das lojas, a regra é um cliente a cada 20 metros quadrados. A equipe não entra no cálculo. Todas as lojas serão sinalizadas nas vitrines com a respectiva capacidade máxima de clientes. Nesse primeiro momento, as lojas de alimentação não funcionarão para realização das refeições em qualquer área do shopping, apenas para entrega.
Guararapes

A Praça de Alimentação continua com atendimento exclusivo por delivery e coleta, já que o setor ainda não foi liberado pelo Estado para funcionar presencialmente. Entre as adaptações, o mall realizou modificações na estrutura e reforço na higiene dos ambientes. Disponibilização de vários pontos com recipientes com álcool em gel 70% para uso do cliente; aumento da exaustão nos banheiros e o afastamento dos mictórios; reforço da limpeza várias vezes ao dia em locais como: corrimãos, elevadores, cartões de estacionamento, carregadores portáteis, seguindo as normas sanitárias dos órgãos públicos.

Além dessas medidas, o Guararapes adotou o uso de máscaras por todos os funcionários do Shopping e protetores faciais para as equipes de contato com o cliente. O Shopping solicitará também para que os clientes só acessem o mall utilizando máscaras; medição da temperatura de clientes, lojistas e funcionários com orientação para retorno à residência a quem apresentar a partir de 37,8. O Shopping Guararapes também realizou demarcações de espaços em locais como elevadores, bancos, abrigos de ônibus e abrigos de taxi, onde há formação de filas, para que os clientes mantenham o distanciamento social, desinfecção de ambientes com atomizador e produtos recomendados pelos órgão de saúde; colocação de anteparos nos locais onde há atendimento ao cliente; controle de acesso dos clientes nos elevadores. Os eventos seguem suspensos para evitar aglomeração.

Plaza

Uma novidade na reabertura é o lançamento do Plazapp (81.99600-1133), número exclusivo no WhatsApp para que os clientes tirem dúvidas sobre produtos, lojas e serviços oferecidos pelo Plaza. O shopping também manterá a Vitrine Online no site, lançada para que os lojistas possam continuar realizando vendas via WhatsApp e atendendo clientes que prefiram, nesse primeiro momento, não voltar a frequentar o mall. O ponto de coleta no estacionamento garagem também continua ativo.

“Nosso objetivo foi alinhar o nosso compromisso com medidas de segurança e de higiene que serão redobradas para garantir a saúde dos colaboradores e dos clientes”, comentou Zuleica Lira, superintendente do Plaza. Para proteger e dar mais segurança para os clientes voltarem a frequentar o Plaza, uma série de medidas foram adotadas como: a instalação de dispensers e totens com álcool para utilização dos consumidores e colaboradores; aferição da temperatura corporal dos clientes e colaboradores realizada em todas as entradas do shopping; sinalização das entradas com placas e separadores de fluxo para segmentar a entrada e a saída de clientes; instalação de tapetes antibactericida nos principais acessos ao shopping. Funcionários do shopping, das lojas e clientes deverão estar usando máscaras obrigatoriamente, conforme decreto do Governo do Estado.

Paulista North Way

Entre as ações adotadas para a retomada estão a implementação de tapetes sanitizantes, a instalação de sistema para retirar o ticket do estacionamento por aproximação, reforço no quantitativo de álcool em gel e na equipe de limpeza, sinalização nos elevadores e escadas rolantes, sinalização de distanciamento, máscara para os funcionários, álcool líquido, e uso de termômetros. "Seguiremos o decreto do Governo do Estado e funcionaremos, inicialmente, com horário reduzido e sem as opções de lazer como parques, games e cinema. Queremos mostrar aos nossos clientes que contamos com um ambiente seguro e que tomamos todas as medidas necessárias para o bom funcionamento do mall", reforça o superintendente do Paulista North Way Shopping, Marco Motta. O shopping possui quatro entradas, mas, durante o retorno serão utilizadas apenas três. Uma exclusiva para o acesso à Caixa Econômica Federal.

Patteo

O centro de compras localizado em Olinda informou que fará, em toda a área de mall, uma campanha de prevenção e conscientização para os seus clientes, além da disponibilização de álcool 70% em diversos pontos, redução do mobiliário dos lounges, reforço nos procedimentos de limpeza das áreas comuns, banheiros e ar condicionado, as vendas pela vitrine virtual “Patteo na Sua Casa”, continuarão ativos para que as lojas tenham mais um canal de vendas. Haverá coletes identificando a equipe de limpeza exclusiva (covid-19) e medição de temperatura da equipe administrativa, operacional e de lojistas do Shopping. O Patteo criou ainda uma área própria para motoboys de delivery, entre outras medidas.

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