Hoje, Pernambuco irá conhecer as Melhores Empresas Para Trabalhar, segundo a consultoria Great Place to Work (GPTW), na 10ª edição do prêmio no estado, a partir das 17h. O evento, que acontece no formato online devido às normas sanitárias para o enfrentamento da covid-19, traz novidades.
Pela primeira vez, a premiação irá reunir três estados - Pernambuco, Ceará e Alagoas - na mesma cerimônia. Mesmo com o cenário da pandemia, o reconhecimento das empresas que mantiveram boas práticas junto a seus funcionários não poderia deixar de acontecer.
A partir da avaliação deles, os resultados são transformados em um ranking, com as categorias pequenas, médias e grandes empresas. Após a cerimônia, as empresas receberão um certificado atestando a premiação.
Em Pernambuco, 66 empresas se candidataram, representando 13.497 funcionários. Dessas, 25 serão premiadas, sendo 3 de grande porte, 15 de porte médio e 7 de pequeno porte.
De acordo com a diretora geral da GPTW para CE|RN|PE|AL, Mariza Quinderé Sabadia, a premiação coroa aspectos que são desenvolvidos dentro das empresas.
"A GPTW é uma consultoria global que impacta milhares de empresas mundialmente. Desde o surgimento do prêmio, nós reconhecemos anualmente as organizações como Melhores Lugares Para Trabalhar. Os resultados servem como inspiração para outras marcas entenderem o quanto é importante colocar o colaborador no centro do processo e construir uma relação de confiança entre funcionários e líderes", explica Mariza.
Há 10 anos, o Sistema Jornal do Commercio (SJCC) atua junto à GPTW por acreditar na relevância da premiação das empresas que se destacam no mercado pelo bom relacionamento construído com a equipe. E este ano não será diferente, com pandemia e tudo.
"O SJCC e a GPTW estão juntos na 10ª edição do prêmio. Hoje iremos conhecer as empresas que se empenharam para tornar o ambiente corporativo um melhor lugar para trabalhar. Para nós, fazer parte dessa premiação é estar atento ao mercado e como ele se comporta para com os funcionários", explica Vladimir Melo, diretor comercial do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.
Para participar da premiação, as empresas precisam ser primeiro ser certificadas pelo GPTW. Para isso a empresa acessa o site do GPTW https://conteudo.gptw.com.br/jornada e escolhe o plano de certificação ou podemos fazer um atendimento personalizado através da equipe de consultoria, como detalha Mariza.
"As empresas precisam ser certificadas, ou seja, submeter aos colaboradores a pesquisa GPTW. Caso a organização tire no mínimo a nota 70, segundo a avaliação de seus empregados, e atinja a amostra mínima de respondentes, ela passa a ser elegível. A partir daí, são 30 dias para a companhia descrever as práticas culturais e o perfil demográfico, escolhendo também os rankings de que deseja participar", explica a diretora geral.
Pequenas, médias e grandes empresas podem participar em categorias distintas, por meio de uma avaliação feita em nível estadual e nacional. Para este último, é preciso que a empresa tenha, no mínimo, 100 colaboradores e a partir de 30 colaboradores para os rankings regionais e setoriais.