O otimismo para o crescimento na economia com as festas de Natal e Ano Novo, este ano, foi abalado pelas incertezas trazidas pela pandemia do coronavírus. No entanto, procurar saídas atrativas e que mantivessem o consumidor por perto virou estratégia de sucesso para muitas empresas.
No Shopping Recife, o período natalino, que para o mall inicia em 1º de novembro, traz a expectativa de crescimento de 5% nas vendas. Esse número faz parte de uma curva crescente que o centro de compras vem apresentando nos últimos 30 dias, incrementado também pela Black Friday. Durante a semana do evento, cerca de 300 mil pessoas circularam pelo mall.
A retomada da confiança do consumidor em voltar às compras no shopping joga luz sobre um reforço tecnológico especial. Em parceria com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), o mall disponibiliza aos clientes um aplicativo exclusivo para sorteio do amigo secreto, tradicional brincadeira entre amigos e familiares. O projeto já soma 13 anos.
A gerente de Marketing do Shopping Recife, Renata Cavalcanti, detalha. "Um dos pilares de nossa atuação tecnológica é estar antenado às necessidades dos nossos clientes, proporcionando cada vez mais comunicação e comodidade aos nossos consumidores. Este ano, a principal novidade é a integração do app com a Vitrine Virtual do Shopping Recife, permitindo que, além de montar a lista de presentes com os amigos no WhatsApp ou Facebook, os usuários já possam falar com a loja, comprar o produto e combinar a sua entrega", explica.
O aplicativo facilita toda a brincadeira do amigo secreto de forma simples. Após o download, disponível para iOS e Android nas lojas de aplicativos de celular ou para download no site do mall, o usuário pode criar e gerenciar os grupos participantes; estabelecer a data do sorteio; preço mínimo e máximo dos presentes; e disponibilizar um mural para dicas e sugestões do que gostaria de ganhar do seu amigo secreto.
Como pontuado por Renata, a comunicação rápida com os lojistas, na hora de comprar o presente, facilita o atendimento do cliente, que pode acompanhar a Vitrine Virtual do mall. A iniciativa reforça a integração entre o shopping e a tecnologia, reforçando a parceria com o SJCC.
"Fazer parte de projetos que otimizem rotinas e tragam facilidades para as pessoas é algo de que gostamos. Seja em processos internos ou em parcerias com outras empresas, a ideia de proporcionar mais comodidade nos une em nossas iniciativas. O aplicativo Amigo Secreto do Shopping Recife é um desses exemplos. Poder levar a tradição do amigo secreto para a palma da mão das pessoas e facilitar todo o processo, desde o sorteio até a compra do presente, é inovador", comenta a gerente de Marketing do SJCC, Andréa Pontual.
Além do app, o Shopping Recife vem investindo em outras iniciativas aliadas à tecnologia, inclusive neste fim de ano. Os resultados positivos demonstram que o mall segue inovando e criando novas possibilidades para os clientes.
"Tanto o Amigo Secreto, que chega ao seu 13º ano, possibilitando que esse momento de confraternização entre amigos seja o mais especial possível, quanto o conjunto de outras ações digitais para o período contribuem para esse cenário. Nossa ação que permite a criação de um vídeo personalizado do Papai Noel para a garotada entregou mais de 2,5 milhões de vídeos para mais de 3 mil cidades e cerca de 90 países. Além disso, continuamos utilizando a nossa Vitrine Virtual, plataforma de vendas digital criada no mês de abril, que desde a sua implementação já teve mais 1.100 produtos cadastrados e mais de 650 mil visualizações", comemora Renata, que chama a atenção também para outras ações realizadas pelo mall nos últimos meses.
"Lançar tendências e trazer novidades aos nossos clientes sempre foi um dos pilares do Shopping Recife. A tecnologia está presente no nosso cotidiano como instrumento de otimização de relacionamento com clientes e lojistas, proporcionando ótimas experiências nos ambientes on e offline. Para isso, temos estado perto, ao longo dos anos, com importantes players do setor, como o Porto Digital, em busca de soluções para demandas ainda inexistentes. Em 2020, por exemplo, fomos pioneiros na implementação de cancela de estacionamento acionada por sensor e não mais por toque. Implantamos a primeira robô na Central de Informações em um shopping no Brasil, fortalecemos a estrutura para os pedidos de delivery com o Hub do Ifood, além de proporcionar uma experiência exclusiva de recados personalizados do Papai Noel neste Natal", finaliza.