EMPREENDEDORISMO

Mercado rentável das startups faz jovens universitários começarem a empreender mesmo antes de se formar

Com a "onda" das startups, cursos de engenharia e tecnologia passaram a ocupar o topo da lista com maior potencial de alunos empreendedores

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Marcelo Aprígio

Publicado em 24/01/2021 às 7:00 | Atualizado em 25/01/2021 às 8:59
RECURSOS Expectativa é de que sejam aplicados até R$ 1 milhão no total das operações do CredAGE - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

O rentável mercado das startups tem se expandido e seduzido universitários desde o primeiro ano da graduação. O volume de aportes em 2020 para o setor no País superou a casa dos US$ 2,2 bilhões, mas não é  apenas as cifras alcançadas que tem atraído os jovens. As características do modelo de negócio também têm contribuido. Isso porque especialistas ouvidos pelo JC apontam que o jovem universitário enxerga uma oportunidade para finalmente “trabalhar com o que gosta”, aliando propósito, agilidade na rotina de trabalho, inovação aplicada e liberdade de criação.

Horários flexíveis e uma cultura organizacional feita à sua maneira impulsionam a vontade de aliar empreendedorismo à futura carreira. “Muitas vezes, o aluno entende que pode desenvolver uma empresa relacionando-a com a sua causa e seu estilo de vida. Isso o deixa encantado”, afirma Luciano Meira, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenador de Ciência e Inovação da Joy Street, ressaltando que nem sempre esse é o caminho mais fácil.

Segundo Luciano Meira, muitos jovens buscam por instituições de ensino que oferecem conteúdos sobre empreendedorismo antes mesmo de iniciar os estudos - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Meira observa ainda que muitos jovens buscam por instituições de ensino que oferecem conteúdos sobre empreendedorismo antes mesmo de iniciar os estudos. “O número de jovens interessados em empreender e que busca uma faculdade para tal vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. É comum que muitos façam uma pesquisa prévia sobre a instituição, buscando matérias relacionadas e apoio oferecido por ela, como centros de empreendedorismo”, diz.

Para entender o ecossistema nacional, o Brasil mas que triplicou o número de startups entre 2015 e 2020, saltando de 4.151 para 13.479, de acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups). Sobre o desejo de empreender, segundo o relatório anual do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), ele ocupa o quarto lugar na lista de desejos do brasileiro, atrás apenas de comprar um carro, viajar pelo Brasil e ter a casa própria.

Com a "onda" das startups, cursos de engenharia e tecnologia passaram a ocupar o topo da lista com maior potencial de alunos empreendedores. Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, afirma que esses estudantes enxergaram a importância de ser mais do que desenvolvedores, se tornando os donos do negócio. “Ter um profissional de tecnologia como o dono da empresa é o que ajuda a startup a decolar, porque o tempo do desenvolvimento de um aplicativo, inteligência artificial ou o que for, é o tempo do profissional de TI”

Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, afirma que estudantes enxergaram a importância de ser mais do que desenvolvedores, se tornando os donos do negócio - Divulgação

Para ajudar na “realização dos sonhos”, diversas iniciativas têm surgido Brasil afora. Uma delas é a disciplna Projetão, uma metodologia criada por professores da UFPE para dar suporte a alunos que desejam criar uma startup. A Projetão conta com o apoio do ecossistema empreendedor local, como o hub de inovação e economia criativa do Porto Digital. Uma das startups de mais destaque em segurança e performance de aplicativos no Brasil, a Incognia (antiga InLoco) surgiu por meio da Projetão.

Na disciplina, alguns colegas, que se tornaram sócios, desenvolveram um aplicativo para shoppings com navegação para espaços internos, jogos e ofertas especiais para os consumidores que tivessem o app instalado. André Ferraz, CEO da Incognia, conta que o produto exigia uma solução de navegação que funcionasse em locais fechados.

André Ferraz, CEO da empresa. A Startup Incognia desenvolveu uma tecnologia exclusiva no mundo para localização em espaços fechados, vendendo publicidades através de aplicativos. - DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM

INVESTIMENTOS

A compra de startups por grandes players do mercado também tem aumentado o desejo de empreender em jovens universitários. A digitalização de serviços e produtos promoveu uma corrida pelo desenvolvimento ágil de inovação nas companhias, principalmente neste cenário de pandemia.

“O momento é marcado pelo interesse de grandes corporações em trabalhar, investir ou mesmo comprar startups. Diversos empreendedores aprenderam a ler as ondas do mercado para pegar as melhores oportunidades para empreender. Em casos assim, são empreendedores que identificam um problema do mercado, criam soluções inovadoras, conseguem fazer o negócio decolar e depois o vendem para investidores ou para corporações maiores”, explica o economista William Mattos, da W&LM Consultoria.

Mas é importante entender que o caminho do empreendedorismo não é tão simples como aparenta ser. É o que ressalta Pierre Lucena. Para ele, o maior problema é a falta de investimento justamente na fase da ideação, em que a empresa está sendo criada.

“Basicamente a gente não fomenta o empreendedorismo na base e isso leva a um problema sério que é o fato de que empreender passou a ser um programa de classe média. Quem é que vai amparar financeiramente um jovem por alguns anos depois que ele se formou enquanto a empresa ainda está se desenvolvendo? Hoje não falta mais dinheiro para a empresa com modelo de negócio formado. Mas para empresas no começo não tem uma linha de fomento”, afirma.

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