Com foco nos jovens, a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (Seteq-PE) abriu inscrições para 800 vagas para um curso de capacitação profissional ofertado em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi). As aulas são gratuitas e ocorrerão a distância. Elas fazem parte do "Projeto Educação Livre", cuja intenção é desenvolver as competências dos participantes por meio do uso de novas tecnologias.
- SENAI abre 1,7 mil vagas para cursos técnicos em Pernambuco; saiba como se inscrever
- Uninabuco Digital disponibiliza financiamento para cursos de graduação; saiba como conseguir
- Estado lança edital com mais de 15 mil vagas de cursos técnicos integrados em Pernambuco
- Opções além do Enem. Pernambuco abre 15 mil vagas em cursos técnicos gratuitos
- Senai abre seleção para 466 bolsas de cursos técnicos em Pernambuco; veja como participar
Batizado de "Tenha a profissão dos seus sonhos", o curso tem como objetivo proporcionar capacitação rápida, por meio de cursos online gratuitos sobre carreira profissional e empreendedorismo, favorecendo, além do indivíduo, às economias locais.
Para se inscrever, os interessados precisam acessar o site da Seteq-PE e preencher um cadastro. Durante as atividades, além do acesso ao conteúdo audiovisual, os participantes responderão um quiz relacionado ao assunto abordado. Ao final do processo, um certificado digital é gerado pelo sistema.
O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, defende a relevância do curso para a carreira profissional. “Essa trilha sobre a profissão é importante porque vai orientar sobre entrevistas de emprego, dar dicas sobre carreira, sobre como ter em mente seus planos. Vai fazer toda a diferença”, disse ele.
Foco nos jovens
A cada 15 dias novos conteúdos serão ofertados. Já têm cursos em andamento. Como a plataforma é auto instrucional e fica disponível de forma livre, isso facilita a adesão dos jovens, visto que ela pode se adequar à data e hora mais convenientes para participar da capacitação. A expectativa é que jovens com idade entre 16 e 29 anos sejam diretamente beneficiados com a parceria.
Para a Articuladora de Parcerias e Projetos Especiais do EduLivre, Mariana Lacerda, o EduLivre tem ajudado os jovens a se tornarem protagonistas da sua própria história e a desenvolverem as principais competências exigidas no mercado de trabalho. Além disso, possui uma plataforma de educação simples e democrática, por acontecer em um ambiente totalmente gratuito. “Um dos diferenciais do EduLivre é de que as metodologias desenvolvidas podem ser personalizadas de acordo com as necessidades do momento”, complementa Mariana.