A partir do próximo mês de julho Pernambuco deve receber um novo hub de veículos importados. Nesta quinta-feira (29), o governador Paulo Câmara (PSB) assinou um protocolo de intenções com o Grupo Ascensus, especializado em logística modal e sediado em Santa Catarina, para iniciar as operações ainda em dezembro. O objetivo é importar seis mil veículos por mês.
- Suape vira hub exportador de carros da FCA e poderá ser também de outras montadoras brasileiras para a AL
- Pernambuco terá hub de gás natural de R$ 1,8 bilhão, que vai gerar 300 empregos
- Hub do Aeroporto do Recife é o que terá mais voos extras no feriado de Finados
- Porto de Suape será hub logístico da Argentina para o Nordeste
Pernambuco segue avançando para se transformar em um grande polo logístico. Nesta quinta-feira, assinamos um protocolo...
Publicado por Paulo Câmara em Quinta-feira, 29 de abril de 2021
"Essa é nossa meta, nosso objetivo, que é transformar Pernambuco em um grande polo logístico, com condições de atender demandas de todo o Nordeste. Para isso estamos trabalhando sempre com um olhar estratégico, incentivando a chegada de novas empresas e indústrias, para diversificar a infraestrutura, tornando o nosso Estado cada vez mais atrativo para os grandes investimentos", pontuou o governador.
O presidente do Porto de Suape, Roberto Gusmão e o deputado federal Fernando Monteiro (PP) também estiveram presentes no ato de assinatura.
A escolha de Suape para receber o hub se deu por causa das condições favoráveis de logística e infraestrutura, incentivos fiscais e integração com o modal marítimo, facilitando a distribuição para todo o Brasil. O porto tem três pátios públicos, destinados ao armazenamento de veículos, que somam 227 mil metros quadrados de área e capacidade anual para 250 mil carros. Atualmente, Suape exporta veículos das montadoras Fiat e Jeep, e importa modelos da GM, Toyota e Nissan, totalizando 39.922 unidades, em 2020.
Com a instalação do hub, Suape se consolida em todos os modais comerciais de importação, exportação e transbordo de veículos, e constrói a trilha rumo à otimização da capacidade plena do setor automotivo no complexo. O porto também é líder nacional na movimentação por cabotagem.
Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, parcerias como essa colocam o Estado no mapa de estratégias logísticas globais. "O setor automotivo é bastante relevante no plano de desenvolvimento econômico de Pernambuco, e já tem seu protagonismo na nossa estrutura de produção e de geração de empregos. Implantamos um Polo do segmento no Estado, que emprega hoje mais de 10 mil pessoas e já colocou a atividade como protagonista do nosso PIB industrial e nas primeiras posições da nossa pauta exportadora", disse.