Com informação da TV Jornal
Todos os anos, a psicóloga Jacilene Maria vai até o Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), as vésperas do São João, para garantir o alimento principal das comidas típicas da época: o milho. Desta vez, mesmo sem a realização das grandes festas devido ao contexto da pandemia, a consumidora deu continuidade a tradição. Bastante satisfeita a qualidade e o preço do produto, a psicóloga aproveitou o início do Plantão do Milho, nesta segunda-feira (14), quando o pátio de vendas funciona funciona 24h até o dia 24 de junho.
"Os preços estão bons! Esse daqui eu vi boa qualidade, está um milho cheio, um milho bom par fazer canjica", relata Jacilene Maria. Bem como ela, outros consumidores têm procurado bastante o milho na Ceasa, já de antes do período junino, o Centro registrou um crescimento de 20% das vendas no mês de maio. O valor cobrado na mão com 50 espigas no Ceasa está em torno de R$ 35.
Para que as vendas sigam em um bom ritmo para os comerciantes e os consumidores, o presidente do Ceasa, Gustavo Melo, explica sobre a logística do Plantão do Milho. "Do dia de hoje até o dia 24 funcionaremos 24h, exclusivamente para a comercialização de milho. Contamos com o apoio da CTTU para orientar o trânsito. Toda a logística [do plantão] já está pronta para um grade São João e para a grande comercialização", afirma Gustavo Melo.
Os comerciantes estão bastante otimistas com as venda, a expectativa é de que, até o São João, cerca de 75 mil pessoas circulem diariamente pelo Centro. O comerciante Joelmo Sena vende milho todos os anos em junho se diz esperançoso para o Plantão do Milho. "Eu acredito que esse ano a venda vai ser bem melhor que a do ano passado. A questão da abertura de 24h ajuda tanto nós, que somos vendedores, quanto aqueles que precisam comprar o produto", relata.