Fiscalização

Cinco bares são autuados pelo Procon por descumprirem protocolos de prevenção à covid-19

No total, 39 estabelecimentos foram fiscalizados entre a sexta-feira (23) e o domingo (25) para verificar o cumprimento das restrições vigentes em Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 26/07/2021 às 8:58 | Atualizado em 26/07/2021 às 11:10
Notícia
X

O Procon Pernambuco realizou neste final de semana, da sexta-feira (23) até o domingo (25), a fiscalização de cerca de 39 bares e restaurantes na Região Metropolitana do Recife (RMR) para verificar o cumprimento das atuais medidas restritivas contra a covid-19. Neste ano, já foram 1.539 estabelecimentos fiscalizados, sendo 362 autuados e 90 interditados.

Este foi o primeiro final de semana em que shows ao vivo passaram a ser permitidos em bares e restaurantes, casas de festa e similares, com apenas três músicos e sem espaço para dança. Com a nova flexibilização implementada pelo Governo de Pernambuco, desde a segunda-feira (19) os estabelecimentos com serviço de alimentação podem ficar abertos até as 23h todos os dias na Macrorregião I e até as 22h na Macrorregião II.

Já a partir desta segunda-feira (26), o horário de funcionamento das atividades sociais e econômicas passará a ser unificado em todas as regiões do estado, como bares e restaurantes das 5h às 23h, shoppings centers das 9h às 22h, comércio de 8h às 20h nos dias de semana e de 9h às 19h nos fins de semana e a academias de 5h às 23 de segunda a sexta-feira e 5h às 22h nos sábados, domingos e feriados. 

A equipe do Procon autuou na sexta-feira (23) o bar Beerdock, em Casa Forte, Zona Norte do Recife, por estar comportando um número de pessoas superior à capacidade do estabelecimento. A outra unidade, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul, também foi autuada no domingo (25) com a mesma irregularidade. Nos bares e restaurantes, deve ser ocupada 50% da capacidade de público do local. 

O Americano Bar, que fica localizado no interior do Clube Náutico Capibaribe, também foi outro estabelecimento autuado pelo Procon no último sábado (24). Durante a transmissão do jogo do Náutico contra o Brusque, os consumidores não cumpriam o distanciamento social e não faziam o uso correto de máscaras de proteção. 

Também no sábado (24), o Procon também autuou outros dois restaurantes em Boa Viagem, o Bode do Nô e o Ponteio. Foram identificados pela fiscalização consumidores transitando nas áreas internas dos estabelecimentos sem utilizarem máscaras. No Bode do Nô, havia aglomeração na calçada. No Ponteio, as pessoas utilizavam os balcões do self-service sem máscara ou uso de luvas descartáveis, descumprimento portanto os protocolos sanitários. 

“Todo o nosso trabalho acontece em conjunto com órgãos importantes, como a Agência de Vigilância Sanitária de Pernambuco, Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Trabalhamos na defesa dos direitos do consumidor e na proteção pela vida”, afirmou o Secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico.

Como denunciar

Boa parte dos locais fiscalizados são indicados por meio de denúncias feitas pela população. Para denunciar locais que estão descumprindo as determinações do governo estadual, as pessoas podem ligar para o número 0800.282.1512 de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Outras opções são através do WhatsApp do Procon (081 3181.7000) e do Instagram @proconpe.

Tags

Autor