A Região bateu um recorde de geração eólica instantânea nesta quinta-feira (08) quando o pico de energia gerada pelos ventos alcançou 11.548 MW às 23h56m. Esse montante representa 99,2% da demanda de toda a região no minuto do recorde, segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Isso é importante porque mostra o vigor do parque eólico instalado no Nordeste.
>> Vai ter apagão no segundo semestre de 2021 no Brasil assim como foi em 2001 ?
O último recorde deste tipo foi identificado no dia 02 de julho, quando a geração instantânea foi de 11.354 MW e representou 97% da demanda da região Nordeste no minuto do recorde. A energia eólica varia muito em função dos ventos que estão ocorrendo no momento. E a expectativa é que a produção de energia eólica aumente no segundo semestre deste ano.
De acordo com dados do ONS, a energia eólica hoje representa 10,7% da matriz elétrica brasileira e a expectativa é que chegue ao fim de 2025 atingindo 13,2%.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O SIN distribui energia elétrica para cerca de 99% de todas as casas do Brasil, ficando fora dele apenas algumas regiões remotas da Amazônia.