Segundo o Sindicato Nacional de Editores de Livros (Snel) o mercado livreiro continua em alta em 2021 no comparativo com o ano passado. Realizado pela Nielsen BookScan, o estudo Painel do Varejo de Livros no Brasil aponta que no acumulado do ano, as vendas de livros registraram um aumento de 46,5% em volume e de 37% em faturamento. Em números reais, esta variação significa que até 20 de junho de 2021 foram vendidos 7,4 milhões de exemplares a mais em relação ao mesmo intervalo em 2020, com uma receita superior em R$ 269,4 milhões.
MOTIVOS
Para Eduardo Villela, consultor editorial, esta retomada se dá por conta da inovação que o setor vem apresentando para driblar a crise. "O e-commerce é uma realidade que já apresentava um crescimento expressivo muito antes da pandemia, e por conta do isolamento social, ganhou mais força pela facilidade e segurança para realizar compras", diz Villela.
Além disso, o fechamento das grandes megastores como Saraiva, FNAC e a redução da rede da Livraria Cultura acabou fortalecendo as empresas menores. "As pequenas livrarias de bairro ganharam espaço pelo atendimento personalizado que oferecem ao consumidor", enfatizou o consultor.
METODOLOGIA
Para a realização do levantamento os dados são coletados diretamente do faturamento das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.