SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS

Votorantim seleciona projetos inovadores na área de atuação da empresa

As inscrições vão até o dia 16 de dezembro e podem ser feitas pela internet

Cadastrado por

Angela Fernanda Belfort

Publicado em 18/11/2021 às 15:22 | Atualizado em 18/11/2021 às 16:00
O Grupo Votorantim seleciona soluções inovadoras na sua área de atuação. As inscrições vão até o dia 16 deste mês - FREEJPG

A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, está com inscrições abertas para quatro desafios em sua plataforma de inovação aberta, o VC Connect. Os desafios envolvem diferentes temas estratégicos para o mercado da construção civil nas seguintes áreas: performance do varejista, otimização da obra e modulação, redução de clínquer e moradia digna. As inscrições podem ser feitas pelo site e estão abertas até 16 de dezembro.

 >> Prefeitura do Recife lança desafios em busca de soluções tecnológicas para problemas da cidade

As inscrições podem ser feitas pelo site: https://www.votorantimcimentos.com.br/vc-connect/.“Nosso objetivo em inovação é pavimentar o futuro da construção civil de forma simples, ágil e sustentável. Com esses quatro grandes temas, buscamos estabelecer parcerias sólidas dentro do ecossistema de inovação, conectando nossos desafios com soluções inovadoras apresentadas por startups, centros de pesquisa e universidades, abrindo um grande número de possibilidades para estabelecer novas parcerias com os atores desse ecossistema”, afirma a consultora de Inovação da Votorantim Cimentos, Renata Vinhas.

 

Dentro do desafio performance do varejista, podem ser apresentadas soluções de digitalização, logística e gestão do negócio para gerar valor para o varejista de materiais de construção, tornando a Votorantim Cimentos seu principal parceiro de negócio.

O desafio otimização da obra e modulação envolve soluções para o canteiro de obra, sistemas construtivos e de gerenciamento, para a realização de obras mais rápidas, com menos desperdício e menor pegada de carbono, redução de custos e aumento de produtividade.

O clínquer é o principal ‘ingrediente’ presente na composição do cimento e seu processo de produção gera emissão de CO2, que contribui para o aquecimento global. Desta forma, a produção de um cimento mais sustentável passa pela redução da utilização de clínquer em sua composição. Este é o principal desafio para o tema redução de clínquer, em linha com os compromissos assumidos pela companhia para redução de emissões de gases de efeito estufa até 2030 e de produzir concreto carbono neutro até 2050.

E, por fim, com o tema moradia digna, a companhia busca soluções que contribuam de maneira sustentável para a redução do déficit habitacional e para a melhoria da qualidade de vida de famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade. Os projetos selecionados serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2022. 

Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos é uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis. O portfólio de materiais de construção vai além dos cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. São quase 12 mil empregados e uma receita líquida de R$ 16,7 bilhões em 2020.

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS