Depois de desistir de sua plataforma de entrega de comida (o Uber Eats), a Uber está aos poucos implantando novos serviços no Brasil. Desde janeiro deste ano começou a funcionar, inicialmente em São Paulo, o Uber Shuttle, um serviço de fretamento de ônibus e vans exclusivos para empresas.
COMO FUNCIONA
Diferente do Buser, que oferece viagens de ônibus para pessoas físicas através de um aplicativo próprio, a ideia do Uber Shuttle é oferecer uma nova forma para as empresas promoverem o deslocamento dos funcionários nos trajetos de ida e volta ao trabalho. O novo produto usa a mesma tecnologia do aplicativo para oferecer veículos com capacidade de acomodar de 10 a 50 pessoas. O contrato é feito entre a Uber e a empresa que pode gerenciar o deslocamento de seus funcionários diretamente pelo aplicativo. É pelo aplicativo também que os funcionários solicitam o transporte através da opção "fretamento", que fica ao lado de outras funções já conhecidas como "viagens" e "mercado".
Os funcionários podem reservar no app uma vaga no ônibus, além de checar as rotas e paradas disponíveis para o embarque e desembarque em tempo real. Para as empresas, o serviço oferece também relatórios semanais sobre a operação. O valor das viagens é pago pelas empresas que contrataram o serviço e o transporte é feito por "motoristas parceiros", como a Uber se refere aos profissionais que utilizam seu aplicativo.