SERVIÇO

Bancos abrem neste São João? Confira funcionamento das agências pelo Brasil

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou quais agências devem abrir pelo País

Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 24/06/2022 às 9:38 | Atualizado em 24/06/2022 às 10:06
Concurso Caixa Econômica Federal é aguardado para este ano. - Marcelo Camargo/Agência Brasil

O feriado de São João, neste 24 de junho, alterou o funcionamento de órgãos públicos, comércios e serviços pelo Nordeste. É o caso dos bancos: agências bancárias vão funcionar de forma diferente pelo país nesta sexta-feira.

Nas cidades e estados que têm feriado de São João, como em Pernambuco, os bancos não vão abrir nesta sexta. Já nas cidades que não consideram feriado, as agências abrirão.

Federação Brasileira de Bancos (Febraban) explicou que a medida está prevista em Resolução do Conselho Monetário Nacional de 2002, que não considera como dias úteis para fins de operação bancária sábados, domingos e feriados de âmbito nacional.

"Além disso, não há expediente bancário nos feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou nacionais, exceto pontos facultativos ou outros casos de impossibilidade de acesso a agências físicas. Já nas datas originais dos feriados municipais e estaduais que tenham sido antecipados haverá atendimento bancário normal", informou,

Como pagar as contas que vencem no feriado?

Dessa forma, as contas que vencem nesses dias podem ser pagas no dia útil seguinte sem acréscimo de multas ou juros. Outra opção é o acesso a canais alternativos para realização de operações bancárias. “Os meios eletrônicos podem ser uma alternativa prática e extremamente segura para realizar a maior parte das transações financeiras”, ressalta o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

Clientes de bancos digitais podem inclusive utilizar o Pix para o pagamento das contas, que é instantâneo. Já outros tipos de transferência bancária, como TED e DOC, só funcionam em dias úteis.

Caso o usuário não queira, ou não possa, utilizar os canais digitais, as contas de água, energia, telefone, etc. e carnês com vencimento no dia 24 de junho poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil aos feriados, ou seja, nos 27 de junho.

Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS