Teve início nesta quinta-feira (19), a partir das 16h, a 1ª Feira Integrada de Produtos da Agricultura Familiar (Fipagri), promovida pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). O evento conta com aproximadamente 450 produtores da agricultura familiar de todo o estado, que apresentarão 500 itens distribuídos em cera de 200 stands.
O evento, que segue até o dia 22 de outubro, é realizado na sede do IPA, na Avenida General San Martin, 1371, Bongi, Recife. "Estamos realizando a primeira feira de produtos da agricultura familiar, dando oportunidade aos produtores familiares apresentarem seus produtos. Isso irá permitir, realmente, que os produtores tenham essa conexão com a comercialização direta de seus produtos”, ressaltou Joaquim Neto, presidente do IPA.
Entre as iguarias expostas, os visitantes da Fipagri irão encontrar carpaccio de polvo, geleia de mandacaru, óleo de gergelim, café de açaí, cajuína, feijão crioulo, queijos de leite de cabra, além de hortaliças, polpas de frutas, compotas, entre outros. "Há uma estimativa de público de 10 mil pessoas por dia", enfatizou o presidente do IPA.
O IPA busca transformar o agricultor familiar em microempreendedor, sem atravessador, que é quem "acaba com o produtor familiar", segundo Joaquim Neto.
Além dos stands de vendas, a Fipagri também contará com o espaço Cozinha da Família, coordenado pelo Instituto César Santos. A proposta dos chefs de cozinha, que irão ministrar as aulas show, é de colocar o homem do campo como grande protagonista do espaço, não apenas como o produtor dos alimentos, mas para colocar a mão na massa na preparação dos pratos.
Na Fipagri, os agricultores também irão participar de palestras e salas temáticas, onde serão abordados os mais diversos temas referentes à agricultura familiar. Eles receberam, ainda, orientação de instituições financeiras e de crédito.
Serviço
1ª Feira Integrada de Produtos da Agricultura Familiar
Local: sede do IPA, na Avenida General San Martin, nº 1371, no Bongi
19 de outubro - 16h às 20h
20 a 22 de outubro - 10h às 20h