Exercícios físicos

Especialistas dão dicas para retomada das atividades físicas ao ar livre no Grande Recife

Para retomar os exercícios físicos em parques, praias e calçadões, é preciso seguir medidas de prevenção e segurança

Fernando Castro
Cadastrado por
Fernando Castro
Publicado em 19/06/2020 às 15:51 | Atualizado em 19/06/2020 às 19:09
IRANDIR SOUZA/PCR
Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, também permaneceu de portões fechados - FOTO: IRANDIR SOUZA/PCR

Depois da Prefeitura do Recife anunciar a reabertura de parques, praias e calçadões para atividades físicas individuais a partir deste sábado (20), o Jornal do Commercio ouviu especialistas que indicaram uma série de cuidados para a retomada dos exercícios. As pessoas que cumpriram o isolamento social por cerca de três meses precisam seguir recomendações e medidas de segurança para garantir a saúde e o bem estar.

>> Praia de Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco, liberada para banho de mar a partir deste sábado

>> Reabertura de praias em Porto de Galinhas e no Grande Recife traz alívio para o turismo

>> Prefeitura do Recife anuncia abertura de praias, calçadões e parques para prática de exercícios físicos

>> Saiba o que está permitido a partir deste sábado (20) nas praias, calçadões e parques do Recife

>> Recife libera Ciclofaixa de Turismo e Lazer a partir de domingo (21); veja as regras

>> Com abertura de praias e parques no Grande Recife, expectativa para retomada das academias aumenta

>> Praias do Janga, Pau Amarelo e Maria Farinha, no Litoral Norte de Pernambuco, têm banho de mar liberado a partir de segunda-feira (22)

>> Olinda libera áreas da orla para atividades físicas; veja quais

>> Saiba como Cabo, Jaboatão e Itamaracá vão proceder com relação à abertura de praias e parques

"Nesse primeiro momento, é importante retomar com calma, evitar exercícios físicos executados de forma extenuantes e com intensidade forte. Tentar fazer as atividades respeitando os limites do corpo e mantendo o isolamento social. Para evitar aglomeração, é importante fazer as atividades de forma individual ou com apenas um profissional ajudando", explicou o profissional de educação física Inaldo Alves.

O profissional de educação física ainda ressaltou a importância das pessoas se manterem hidratadas durante a prática das atividades. "A hidratação vai ser um aliado importantíssimo nessa volta, até por conta da manutenção da imunidade. A hidratação fornece ao nosso corpo nutrientes que auxiliam na resistência para execução dos exercícios físicos”, disse Inaldo.

Especialista em corridas, Inaldo Alves alerta que o uso de máscara nos espaços abertos segue sendo fundamental para diminuir os riscos de contaminação. De acordo com o profissional, é necessário ainda fazer a troca do equipamento de proteção para garantir a higienização.

"A uso da máscara é muito importante nesse momento, além de ser um decreto do Governo do Estado. Muitas alunos meus também perguntam sobre a troca. A partir do momento que a máscara fica úmida é recomendado que seja trocada. No caso para corredores e quem estiver fazendo atividades eu aconselho que levem uma máscara extra, que é o que a OMS tem indicado nesse processo de retomada", completou.

ALERTA

A treinadora Soraya Santana prefere manter a cautela quanto a retomada dos exercícios físicos ao ar livre. Como ainda existem muitos casos de contaminação do novo coronavírus em Recife, a profissional de educação física indicou manter a calma durante esse primeiro momento e voltar aos poucos. Soraya ainda reforçou a necessidade das pessoas seguirem os protocolos específicos para evitar aglomeração.

"A minha posição, tanto como treinadora quanto praticante, para quem pode esperar um pouco mais, é dar uma segurada, porque mesmo com a retomada a gente ainda deve evitar aglomeração. Se todo mundo retomar as atividades como se estivesse tudo normal em algum momento vai haver aglomeração. E se a pessoa optar por sair de casa e fazer uma corrida, que seja sozinho, evite estar acompanhado de mais de duas pessoas", destacou Soraya.

De acordo com Soraya, os exercícios físicos em casa, com aulas e orientações online ainda são opções viáveis para as pessoas que estão receosas quanto a contaminação. “Infelizmente a gente ainda não está livre do coronavírus, estamos passando por uma fase difícil e todo cuidado é pouco. As atividades online são boas opções para as pessoas que têm medo do contágio. Os treinos em casa estão dando resultados", comentou.

DICAS

  • Retomar com calma
  • Evitar atividades com grande intensidade
  • Respeitar o limite do corpo
  • Manter o corpo hidratado
  • Evitar aglomerações e manter o distanciamento
  • Se exercitar de forma individual ou com até um acompanhante
  • Uso de máscara
  • Troca da máscara

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias