Por conta da pandemia do novo coronavírus, o futebol está paralisado há mais de um mês e o calendário futebolístico segue indefinido. Na noite dessa terça-feira, em uma reunião da CBF com os clubes e federações, houve uma indicação para a liberação dos treinamentos já no mês de maio, deixando a cargo das federações locais decidirem, já que as férias dos jogadores acabam dia 30 de abril. No entanto, aqui em Pernambuco, os clubes só voltam com o aval das autoridades de saúde. Em contato com a reportagem do SJCC, representantes de Santa Cruz e Sport tiveram discursos alinhados sobre o tema. A reportagem tentou entrar em contato com o vice-presidente do Náutico, Diógenes Braga, mas ele não atendeu as ligações. Vale lembrar que o presidente alvirrubro, Edno Melo, testou positivo para a covid-19.
Em entrevista ao Jornal do Commercio, o presidente do Santa Cruz, Constantino Júnior, disse que o Santa Cruz não voltaria antes do dia 18 de maio, podendo estender ainda mais esse prazo. Além disso, o dirigente coral também citou a falta de testes como um dos grandes empecilhos e foi enfático: a vida em primeiro lugar.
"O mundo vive um momento difícil. Aqui em Pernambuco, os casos e mortes aumentam dia após dia. Então, precisamos ter muita prudência. O Santa Cruz não volta antes do dia 18 de maio, podendo estender ainda mais esse prazo. Precisamos entender o que as autoridades de saúde vão recomendar. Consultamos nosso corpo médico e alguns especialistas e a gente não enxerga melhora do cenário antes dessa data. Por mais que a gente queira, eu não vou expor atletas e colaboradores. A gente coloca essa luta da saúde acima de tudo", disse o presidente coral.
"Se volta a treinar, tem uma série de pessoas que retornam. E qual o clube de Pernambuco têm testes para isso? Eu não tenho. Vamos lá, dia 2 todo no mundo no Arruda. Como vou saber se todo mundo está testado se não têm testes aqui? E outra coisa, não só testar em jogador não. Tem que testar ele, a família dele, a tia da cozinha, porque não adianta ele ser testado e ela não. Enfim, tem que testar todo mundo e a gente não tem. Repetindo, o Santa Cruz não volta antes do dia 18 e pode estender ainda mais esse prazo. Só retornamos com o aval das autoridades de saúde responsáveis - estadual, municipal e federal", finalizou Constantino Júnior.
> Milton Bivar sente sintomas de gripe, mas testa negativo para covid-19
> PSG pode disputar partidas da Champions League no exterior se não puder jogar na França
> Segundo governantes alemães, Bundesliga pode voltar em meados ou fim de maio
O discurso do presidente do Santa Cruz, Constantino Júnior, está bem alinhado com o do diretor de futebol do Sport, Fred Domingos, sobre o tema. Em entrevista ao comentarista Ralph de Carvalho, da Rádio Jornal, o dirigente rubro-negro comentou que o Trio de Ferro está em consenso de só retornar com a autorização da Secretaria de Saúde de Pernambuco.
"A reunião da CBF deixou a cargo das federações locais a decisão de reabrir para os treinamentos. No entanto, o Sport tomou uma decisão através do departamento médico, onde Santa Cruz e Náutico também acompanharam, de só reabrir os treinamentos após a autorização da Secretaria de Saúde de Pernambuco. Até porque a responsabilidade que os clubes têm como seus profissionais é muito grande. E não é só com os jogadores, existem vários personagens envolvidos. Não vamos tomar nenhuma posição antes da liberação por parte das autoridades de saúde de Pernambuco", disse Fred Domingos.
Ainda durante a entrevista, o dirigente rubro-negro disse que o presidente do Sport, Milton Bivar, estava com sintomas de gripe, mas fez o teste e felizmente deu negativo para a covid-19. "Eu falei com ele hoje e ele está bem melhor. Ele teve uma consulta com seu médico, que o aconselhou a fazer uma bateria de exames, incluindo o da covid-19. Ele e a esposa fizeram e deu negativo para a covid-19. Eles estão mantendo o isolamento", disse o diretor de futebol do Leão.