Santa Cruz começa caminhada para tentar deixar, enfim, a Série C

O primeiro desafio do tricolor é contra o Paysandu, neste sábado, às 17h, na Curuzu, em Belém-PA
Marcos Leandro
Publicado em 08/08/2020 às 15:57
NE10


Deixar, enfim, a Terceira Divisão! Pelo terceiro ano consecutivo, o Santa Cruz vai buscar fechar a temporada saindo da Série C do Campeonato Brasileiro. Em 2018, os corais foram eliminados nas quartas de final pelo Operário-PR. Ano passado, o time sequer passou da primeira fase. O primeiro desafio do tricolor é contra o Paysandu, neste sábado (8), às 17h, na Curuzu, em Belém-PA.

O que aumenta as esperanças do Santa é a mudança no regulamento para este ano. Após muita insistência dos clubes, a CBF mudou a segunda fase. Para esta edição, a Terceira Divisão ganha um novo formato para a reta final, já aprovado pelos clubes antes mesmo da pandemia do novo coronavírus começar. Ao todo, a primeira fase da Série C terá 18 rodadas (seguem os dois grupos de 10 times cada). Concluída essa etapa, a próxima será com dois quadrangulares com quatro times em cada grupo - dois do A e dois do B em cada um deles. Os dois primeiros que conquistarem mais pontos por grupo, estão classificados à Série B - com os dois líderes disputando a final com jogos de ida e volta.

> Tendo o acesso como principal meta, Santa Cruz estreia na Série C contra o Paysandu

> Veja quem são os adversários do Santa Cruz na Terceira Divisão

> Saiba como assistir a Paysandu x Santa Cruz

> Técnico do Paysandu enaltece o duelo contra o Santa Cruz

> Veja os cinco primeiros jogos do Santa Cruz na Série C 2020

Mas para começar a caminhada com o pé direito diante de um tradicional rival, o Santa Cruz primeiro vai ter que mostrar que está recuperado emocionalmente. Isso porque o time vem de uma dura perda no Campeonato Pernambucano. Na última quarta-feira, os corais foram derrotados nos pênaltis pelo Salgueiro, amargando assim o vice-campeonato estadual, mesmo acabando a campanha sem perder no tempo normal em nenhum jogo.

Mesmo com o revés, o time comandado por Itamar Schulle tem uma base. No gol, o jovem Maikon Cleiton é dono da posição. Na zaga, a dupla Danny Morais e Willian Alves. No meio-de campo, o jovem André e os experientes Paulinho e Didira vem mostrando um bom entrosamento. No ataque, a esperança segue em Pipico, que jogou mal as últimas partidas do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste. A carência de peças ofensivas pelo lado do campo é um grande problema. Para a Série C, o clube contratou dois jogadores do Athletico-PR, Kleiton e Jaderson. Mais duas ou três peças ainda devem chegar.

A missão inicial do Santa é ficar entre os quatro primeiros colocados no Grupo A, que tem também, além do Paysandu: Remo, Botafogo-PB, Ferroviário-CE, Imperatriz-MA, Jacuipense-BA, Treze, Vila Nova-GO e Manaus. No Grupo B, os times são: Boa Esporte-MG, Brusque-SC, Criciúma-SC, Ituano-SP, Londrina-PR, São Bento-SP, São José-RS, Tombense-MG, Volta Redonda-RJ e Ypiranga-RS. Vale lembrar que o time pernambucano só enfrentará as equipes da outra chave se avançar aos quadrangulares.

RIVAIS

Em uma competição como a Série C, não tem muito o que escolher. É ficar entre os quatro na primeira fase e não tem conversa. Mas os principais concorrentes, pela tradição, são os paraenses. Remo e Paysandu estão mais um ano na Série C. Pelo lado do Papão, o time perdeu a chance de retornar à Série B ao ser eliminado nas quartas de final de 2019 pelo Náutico, nos pênaltis. Com relação ao Leão, a equipe não conseguiu nem passar da primeira fase no ano passado. Para 2020, entram com o objetivo de subirem para a segunda divisão do futebol brasileiro. Os treinadores são bem conhecidos do futebol local: o do Papão é Hélio dos Anjos (ex-Sport e Náutico), enquanto o do Leão Azul é Mazola Júnior (ex-Sport).

Sempre endurecendo os jogos contra os pernambucanos, o futebol paraibano chega na competição com Botafogo e Treze. O bloco nordestino ainda tem o Ferroviário-CE, o Imperatriz-MA e a Jacuipense-BA.

Completam o Grupo A o Manaus, vice-campeão da Série D em 2019, e o também tradicional Vila Nova, de Goiás. Assim como o Manaus, a última partida do clube goiano foi em março, antes da paralisação pelo coronavírus.

VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

TAGS
esportes Santa Cruz Futebol Clube futebol
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory