Presidente do Confiança, Hyago Franço usou o perfil pessoal no Twitter para se manifestar sobre a desistência do Salgueiro de participar da Copa do Nordeste. Ele questionou o porquê o Carcará não pode participar do Nordestão e Copa do Brasil, mas deve jogar normalmente o Pernambucano e Série D do Campeonato Brasileiro. O mandatário ainda classificou o episódio envolvendo o atual campeão estadual como "uma vergonha".
LEIA MAIS
> Prefeitura alega que cortou patrocínio do Salgueiro para investir no sistema de saúde
> Em comunicado, Salgueiro justifica saída das copas do Nordeste e do Brasil
> Náutico espera posicionamento da CBF sobre vagas no Nordestão e Copa do Brasil
> FPF diz que não decide se Náutico herda vagas do Salgueiro nas copas do Nordeste e do Brasil
> Desistência da Copa do Nordeste e Copa do Brasil pega time do Salgueiro de surpresa
> Salgueiro protocola desistência da Copa do Nordeste e Copa do Brasil; Náutico pode ficar com vagas
"Uma vergonha para a história do Salgueiro e do futebol, como um clube abre mão de duas importantes competições e com grande importância financeira para qualquer clube?O que tem por trás disso? Não podemos tolerar mais isso no futebol", afirmou o presidente do Confiança.
"O que é de se estranhar, que o Salgueiro tem condições de jogar o estadual e não tem condições de jogar a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste? São financeiramente duas importantes competições", completou.
Se o Náutico for confirmado como herdeiro da vaga do Salgueiro na Copa do Nordeste, o Confiança deixa o grupo 3 de cotista do torneio regional e vai para o grupo 4. Com isso, sofrerá uma redução na cota de participação no Nordestão. Por isso a revolta do presidente sergipano Hyago França.
ENTENDA
O Salgueiro encaminhou ofício a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), nessa quarta-feira, afirmando que está desistindo de participar da Copa do Nordeste e Copa do Brasil. A alegação do clube sertanejo é a crise financeira que atingiu o interior do Estado, e consequentemente, a falta de patrocínios. Dessa maneira, o Náutico deve herdar a vaga do Carcará nas duas competições por causa do ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
NÁUTICO
Procurado pela reportagem do Jornal do Commercio e Blog do Torcedor, o presidente do Timbu, Edno Melo, afirmou que soube da notícia quando a imprensa veiculou e pregou cautela neste momento. "Temos que esperar o oficial porque essa informação ainda é oficiosa. A CBF não falou nada, a FPF também não. Vamos aguardar para não comemorar uma coisa que não vai acontecer", disse.
Segundo Edno, caso se confirme, o Náutico "estará totalmente preparado" para acrescentar as duas competições ao seu planejamento para a temporada.
FEDERAÇÃO
O Salgueiro oficializou a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) nessa quarta-feira (3) sobre sua desistência da Copa do Nordeste e Copa do Brasil, alegando uma crise financeira e falta de patrocínios. Este foi o ponto de partida para o surgimento de algumas dúvidas: Quem herda as vagas do Carcará nas duas competições? E as cotas, como ficam? Segundo o presidente da FPF, Evandro Carvalho, estas respostas não cabem à Federação, mas sim à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e à Liga do Nordeste.
SURPRESA
A formalização do Salgueiro em não participar da Copa do Nordeste e Copa do Brasil também pegou o elenco e a comissão técnica do Carcará de surpresa. Procurado pelo Jornal do Commercio e Blog do Torcedor, o auxiliar técnico Marcos Tamandaré revelou que o presidente sertanejo José Guilherme ainda não conversou com ninguém da equipe. Inclusive, o time do Sertão de Pernambuco continua treinando normalmente.
PREFEITURA
A pandemia do novo coronavírus e a necessidade de melhorar a estrutura do sistema de saúde da cidade. Esses são os principais motivos que levaram a Prefeitura de Salgueiro a cancelar o patrocínio destino ao clube do município. É o que garantiu o vice-prefeito Edilton Carvalho (Podemos) em entrevista ao repórter Filipe Farias, daRádio Jornal. Ele também fez questão de frisar que a atual gestão continua apoiando a equipe e atual campeã de Pernambuco, inclusive, pagando as contas de água e energia da agremiação. Outro detalhe revelado foi uma notificação da Promotoria que classificou como "ilegal" o investimento no time.