Após cinco vistorias no encharcado gramado do estádio da Ilha do Retiro e sem perspectivas de que a chuva dê uma trégua na capital pernambucana, o árbitro paulista Vinicius Gonçalves Dias Araújo, juntamente com os seus auxiliares Evandro de Melo Lima e Daniel Luis Marques, ambos de São Paulo, decidiram por adiar a partida entre da partida entre Sport x CRB, nesta segunda-feira (23), pela 9ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Logo de início, a informação de bastidores é que o árbitro Vinicius Gonçalves não tinha gostado do panorama apresentado no local da partida na primeira vistoria, às 19h e, diante disso, optou por fazer uma série de vistorias: realizou outra às 19h30; no horário do jogo, às 20h, todos entraram em campo uniformizados como manda o protocolo. Após esperar por uma hora e sem melhora nas condições de jogo, a arbitragem decidiu adiar a partida.
Vários funcionários do clube tentaram retirar a água com rodos e até caixa de isopor - além da drenagem e das bombas auxiliares em funcionamento. Mas nada disso foi suficiente para proporcionar uma condição mínima de a bola rolar na Ilha do Retiro.
Em entrevista à Rádio Jornal, o executivo de futebol do Sport, Jorge Andrade, enfatizou que o desejo da direção leonina era que a realização do confronto só acontecesse se o gramado tivesse condições mínimas de jogo para não prejudicar o time. "Choveu muito na cidade e o campo ficou bem alagado. Para o Sport era interessante ter um campo que tivesse condições mínimas de jogar. Sem essa condição de jogo, era impraticável de jogar futebol. Prevaleceu o bom senso", falou o executivo rubro-negro.
TORCIDA
Apesar do impasse desde o início sobre a realização do jogo entre Sport x CRB, a Polícia Militar autorizou a abertura dos portões da Ilha do Retiro para a entrada dos torcedores. Durante toda a indefinição, a torcida presente vaiou bastante a demora e a decisão de adiar o confronto.
O presidente do Sport, Yuri Romão, garantiu que o clube não deixará o torcedor no prejuízo. "Vou ver com a nossa diretoria como vamos ressarcir o torcedor que compareceu aqui na Ilha do Retiro ou dar um novo ingresso", explicou o mandatário leonino, em entrevista à Rádio Jornal.
ADIAMENTO
De acordo com o artigo 21 do Regulamento Geral de Competições para 2022, da CBF, as partidas não iniciadas e as que forem suspensas até os 30 (trinta) minutos do segundo tempo, por quaisquer dos motivos identificados no art. 19 (Uma partida só poderá ser adiada, interrompida ou suspensa caso ocorra, pelo menos, um
dos seguintes motivos: II – mau estado do gramado, de modo que a partida se torne impraticável ou perigosa), serão complementadas no dia seguinte às 15h, no mesmo local.
Como não há garantias de que o estado do gramado da Ilha do Retiro estará em melhores condições de jogo, a partida entre Sport x CRB será realizada na na terça-feira (24), às 19h, Arena de Pernambuco (falta confirmação da CBF), em São Lourenço da Mata. "Possivelmente deve ser na Arena. Em função das informações que temos de que amanhã deve seguir com fortes chuvas no Recife. Como a drenagem na Arena é melhor, pretendemos levar para lá", declarou Yuri Romão, presidente do Sport, em entrevista à Rádio Jornal.