A Data Fifa de outubro não foi nada positiva para a Seleção Brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026.
Após empatar com a Venezuela em Cuiabá, o Brasil foi derrotado pelo Uruguai, em Montevidéu, e viu sua invencibilidade de 37 jogos, em Eliminatórias, ruir.
Além disso, viu Neymar, seu principal jogador, sofrer uma grave lesão no joelho durante o segundo tempo e correr o risco de passar até 6 meses afastado do gramado caso tenha havido o rompimento dos ligamentos.
Em termos de tabela, o resultado faz o Brasil cair de 2° colocado para 3°, com 7 pontos sendo ultrapassado pelo Uruguai, que passa a ser o vice-líder com os mesmos 7 pontos.
Caso a Argentina vença o Peru, a diferença para os Hermanos, que serão adversários do Brasil em novembro, no Maracanã, pode subir para 5 pontos.
TROPEÇOS CONTRA VENEZUELA E URUGUAI NÃO PREOCUPAM A SELEÇÃO DEVIDO AO NOVO FORMATO DAS ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO 2026
É claro que há motivos para preocupações diante das fracas atuações da Seleção Brasileira nesta Data Fifa de outubro. Mas, eles se restringem ao desempenho da equipe, a indefinição da vinda de Ancelotti ou permanência de Fernando Diniz.
Por que, em termos de tabela, a margem de erro da Seleção Brasileira é enorme.
Em 2026, a Fifa realizará a Copa com 48 seleções, o que gerou um aumento de vagas em todos os continentes e confederações, incluindo a Conmebol, que tem 10 países na disputa das Eliminatórias.
Agora, 6 seleções sul-americanas conquistam vaga direta e a 7ª ainda disputará a Repescagem.
Nesta configuração, é muito difícil imaginar o Brasil ameaçado de perder a vaga, já que teria precisa ficar à frente apenas de 3 seleções para, no mínimo, ir para a Repescagem.