FUTEBOL NA PANDEMIA

Finalmente chega o dia da estreia do Santa Cruz na Copa do Brasil

O jogo foi alterado três vezes até a data definitiva, desta sexta-feira (26)

Cadastrado por

Carolina Fonsêca

Publicado em 25/03/2021 às 20:58 | Atualizado em 26/03/2021 às 0:27
Apesar de ter pela frente um adversário amapaense, por causa da pandemia da covid-19 o Santa Cruz está no Rio de Janeiro para estrear na Copa do Brasil. - XANDY RODRIGUES/ESTADÃO CONTEÚDO

A estreia do Santa Cruz na Copa do Brasil finalmente vai acontecer. Depois de três alterações, sendo uma delas na véspera da partida, o Tricolor do Arruda está em Mesquita, no Rio de Janeiro, onde enfrentará o Ypiranga-AP, no estádio Giulite Coutinho, às 15h30 desta sexta-feira (26), pela primeira fase da competição. Enquanto a pandemia se agravava no país e o jogo sofria alterações, outros eventos se desenrolavam no Arruda. 

>> Veja como chega o Ypiranga-AP para o duelo contra o Santa Cruz pela primeira fase da Copa do Brasil

>> Brigatti quer Santa Cruz concentrado para conseguir classificação na Copa do Brasil

Inicialmente, a partida entre Ypiranga-AP seria realizada no dia 11 de março, às 17h, no estádio Zerão, em Macapá. A primeira alteração mudou o jogo do dia 11 para o dia 17 do mesmo mês. Depois, devido a um decreto do governo do Amapá suspendendo eventos esportivos na região, a partida  foi realocada para Goiás, mas ainda no mesmo dia. Nas vésperas da data então marcada, a equipe tricolor se deslocou do Recife para Goiânia e menos de 24 horas antes do apito inicial, o duelo foi adiado e ficou em suspensão. Cinco dias depois, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) remarcou Ypiranga-AP x Santa Cruz para esta sexta-feira, no Rio de Janeiro. 

>> Junior Sergipano é mais um nome da base do Santa Cruz que surge como esperança para o tricolor

>> Auxiliar técnico do Santa Cruz é diagnosticado com covid-19

>> Maxwell está regularizado e pode atuar pelo Santa Cruz

No intervalo de pouco mais de dez dias entre o último adiamento e a realização do jogo, houve tempo para a equipe coral ter algumas novidades para contar. Entre os destaques, estão as chegadas do volante Karl e do atacante Maxwell, ambos regularizados e aptos a jogos pelo Santa Cruz - Karl, inclusive, já fez dois jogos pela equipe na Copa do Nordeste. Apesar dos reforços, o elenco perdeu o atacante Quiñonez, por pelo menos dois meses. O jogador teve convulsões e precisou passar por uma cirurgia na cabeça, que o deixará afastado dos gramados por um tempo. Na ala das notícias boas, a equipe comandada por João Brigatti conquistou sua primeira vitória na Copa do Nordeste, sobre o Fortaleza, por 1x0. Foi o segundo triunfo em oito jogos, começando a dar esperanças de dias melhores para a nação tricolor. 

"Nós estamos com um pensamento, depois dessa última vitória sobre o Fortaleza, acho que trouxemos um astral novo, uma alegria muito grande de podermos ser os profissionais que o hoje foram escolhidos pelo Santa Cruz. Eu tenho certeza que nós, respeitando o adversário, faremos uma grande partida e respeitando  demais também essa camisa que é muito pesada no cenário nacional", disse João Brigatti, técnico do Santa Cruz. 

Do outro lado, o Santa Cruz encontrará um adversário que teve cerca de 20 dias de treinamento até a partida e leva para o jogo um elenco formado por 18 atletas. A escalação do Ypiranga-AP, porém, é um mistério, já que a equipe não realizou jogos na temporada de 2021. Mesmo sendo realizado no Rio de Janeiro, em campo que pode ser considerado neutro, o mando do jogo é do Ypiranga-AP, o que dá à Cobra Coral a vantagem do empate. 

"É uma partida muito importante para nós, tem várias situações envolvidas nessa partida. Visibilidade do clube, da instituição, valorização dos atletas também nacionalmente. É uma competição que todos nós gostamos de disputar. Respeitando a equipe do Ypiranga-AP porque é uma equipe que eu tenho certeza que vai nos trazer uma dificuldade muito grande", completou Brigatti. 

Ficha do jogo:

Ypiranga-AP - Pezão; Batata, Davi Boi, Raí, Nadson; Nildon, Willian Afuá, Raí, Denilson; Tikel e Tinho Jarí. Técnico: Vitor Jaime 

Santa Cruz - Jordan; Ítalo Melo, William Alves e Junior Sergipano; Marcel, Caetano, Ítalo Henrique, Karl e Alan Cardoso; Madson e Léo Gaúcho. Técnico: João Brigatti.

Local: Estádio Giulite Coutinho, Rio de Janeiro. 

Horário: 15h30.

Árbitro: Jefferson Ferreia de Moraes (GO).

Assistentes: Christian Passos Sorence (GO) e Tiago Gomes da Silva (GO).

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS