Para acompanhar as principais tendências mundiais, a Educação Superior tem passado por intensas transformações. Por isso, as universidades estão adaptando seu modelo de ensino para atender aos novos processos da contemporaneidade. Profissionais mais humanos, com formação crítica e reflexiva, por exemplo, estão cada vez mais entre as exigências do mercado. Esse foi um dos pontos discutidos pelo diretor da Escola de Educação e Humanidades da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Danilo Vaz Curado, na TVJC dessa terça-feira (13).
Na ocasião, o professor também deu detalhes de como a Unicap tem atualizado seu plano de ensino para aliar entre teoria e prática, além da formação humana. “Renovamos todos os nossos projetos pedagógicos, correlacionando teoria e prática desde o primeiro semestre. Quando o aluno entra na universidade, ele participa das trilhas formativas, adquire as competências e habilidades necessárias para o mundo do trabalho, para o mundo acadêmico e também para a excelência humana”, pontuou.
Coordenadora de História - um dos cursos pioneiros na Unicap a trabalhar com essa nova perspectiva de ensino -, Maria do Rosário da Silva também participou da conversa e repercutiu os impactos para o processo de aprendizagem dos alunos. “A gente pode considerar que este impacto é muito positivo em vários sentido, mas o primeiro deles é a integração. Os estudantes passam a ser envolvidos numa perspectiva de autonomia porque envolve muito o estímulo à pesquisa. Pensar as novas tecnologias para o uso em sala de aula é, em primeiro lugar, desafiador porque ainda estamos aprendendo, mas, ao mesmo tempo, faz parte do desafio contemporâneo”.
Além do curso de História, a Escola de Educação e Humanidades da Unicap reúne mais de 14 graduações das ciências humanas - entre licenciaturas e bacharelados -, mestrados e doutorados. Para obter outros detalhes sobre os demais cursos da universidade, basta acessar https://portal.unicap.br/.
Confira a conversa na TVJC na íntegra: