Reciflor: Programa do Ceasa gera emprego e renda para produtores de flores e plantas

Programa concentra a produção dos agricultores, semanalmente, na feira de flores. Desde 2000 o centro comercializa o produto
JC360
Publicado em 16/10/2022 às 8:15
OPORTUNIDADES Reciflor é um programa gerador de emprego e renda para os produtores que comercializam no local. As flores somam aos diversos produtos oferecidos no centro Foto: ARTUR CAVALCANTI/ASCOMCEASAPE


Foi pela necessidade de ordenamento do comércio de flores, que acontecia no bairro de São José, que o Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (CEASA/PE), em 2000, passou a realizar a Reciflor.

A feira de flores do CEASA/PE concentra a produção dos agricultores de flores temperadas de Gravatá, Bonito e Barra de Guabiraba e funciona nas madrugadas das terças, quintas e sábados, semanalmente, a partir das 5h.

Rosa, flor do campo e crisântemo, astromélia, hortênsia, cravo, bambu, lírio, avenca e jasmim são algumas das espécies comercializadas no local. Cerca de 90 toneladas por mês que movimentam os corredores da CEASA/PE promovendo a compra direta com o produtor, preços mais acessíveis e diversidade de produtos.

"A Feira de Flores é outro programa do CEASA que data do ano 2000 e que concentra a produção dos agricultores de flores temperadas de Gravatá em apoio ao agricultor de base familiar na comercialização da produção. Com isso, conseguimos a redução da ação dos intermediários e o aumento do nível de renda dos agricultores. Comemoramos os resultados: somos hoje referência no abastecimento de flores do Estado através da eficiência e racionalização do canal de escoamento da floricultura estadual. E também beneficiamos o consumidor através da compra direta ao produtor, com preços mais acessíveis e diversidade de produtos", explica o presidente do CEASA/PE, Bruno Rodrigues.

ARTUR CAVALCANTI/ASCOMCEASAPE - Embora a feira aconteça semanalmente, são nas datas comemorativas que a Reciflor ganha ainda mais destaque e procura

O Reciflor é um programa gerador de emprego e renda para os produtores que comercializam no local. Com uma área de 750m², o CEASA/PE dispõe de uma área estruturada com toda logística necessária para que o comércio seja desenvolvido, com estacionamento, policiamento, segurança e wi-fi.

As flores somam aos diversos produtos oferecidos no centro, como os tradicionais hortifruti, hortaliças, granjas, frutas nacionais e internacionais, pescados, laticínios e carnes, panificação, entre outros.

"Durante o período de reestruturação, quando a feira passou do centro da cidade para o CEASA, fizemos um convênio com a Universidade Federal Rural de Pernambuco para fazer recomendações e orientações técnicas para o comércio, produção e armazenamento das flores. O projeto foi concluído, mas estamos seguindo o legado deixado por eles para manutenção do programa", complementa Graça Melo, responsável pelo programa.

CALENDÁRIO

Embora a feira aconteça semanalmente, são nas datas comemorativas que a Reciflor ganha ainda mais destaque. Esse movimento atrai também, além dos comerciantes fixos, que estão diariamente no centro, os comerciantes eventuais, que aproveitam esse cenário festivo para investir nas vendas no CEASA/PE.

"No dia 31 de outubro vamos realizar a 22ª feira de finados. Essa é a maior feira do Estado, do Norte e Nordeste, a gente monta uma estrutura e suporte para atrair as pessoas não só que estão durante a semana, mas que nessas feiras maiores também comparecem. É uma data tradicional para o comércio de flores onde os produtores chegam a triplicar a receita com a data, e esse ano a expectativa é que chegue ao nível antes da pandemia", complementa Graça.

ARTUR CAVALCANTI/ASCOMCEASAPE - No dia 31 de outubro será realizada a 22ª feira de finados
TAGS
jornal do commercio JC360 Ceasa sem publicidade
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory