Patrocinada

Pandemia eleva procura por consórcios de automóveis e imóveis

Setor registrou crescimento de 21,5% em 2020. Distanciamento mais seguro e com mais conforto são motores de interesse dos clientes

Cadastrado por

JC360

Publicado em 03/05/2021 às 7:50 | Atualizado em 03/05/2021 às 11:45
Ednalva Maria trocou financiamento por consórcio e já foi contemplada para mudar de carro - Jailton Jr/JC360

Com o distanciamento social imposto pela pandemia, andar em um automóvel particular se tornou uma alternativa mais segura, o que gerou um aumento na procura por consórcios de carros e motos. A procura por consórcio de imóveis também cresceu, já que as pessoas estão querendo reformar o lugar onde moram, ou até mesmo, comprar um espaço mais confortável, porque tem sido necessário ficar mais tempo em casa.

>> Tire suas dúvidas sobre consórcios

Dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) mostram que os negócios do setor realizados no País em 2020 somaram R$ 163,63 bilhões, o que significa um crescimento de 21,5% em comparação a 2019. Ao todo, são 7,83 milhões de participantes ativos – desse total, 3,84 milhões são consorciados de veículos leves e 1,04 milhão participam de consórcios de imóveis.

Em Pernambuco, o reflexo segue tendência similar. “No ano passado, tivemos um aumento de 10% na adesão de consórcios de imóveis e automóveis na comparação com 2019. Só no primeiro trimestre de 2021, já registramos novo aumento, com alta de 7% nesses consórcios”, explica Thiago Guerra, gerente regional da Embracon em Pernambuco.

Leia também:

>> Consórcios atraem clientes que gostam de investir com planejamento

>> Três características transformam consórcios em um excelente investimento

A empresária Ednalva Maria não gostou do financiamento que fez no passado e resolveu investir em um consórcio de automóvel de 70 meses. Sua primeira experiência tem sido positiva. “Fiz em 2020, dei o lance e fui contemplada agora em março. Foi tudo muito rápido e fácil. Na concessionária em que peguei o carro, ouvi muitos elogios à Embracon”, relata.

Ednalva enxerga uma vantagem para o carro novo durante a pandemia: “Nosso transporte público só anda lotado, não é adequado. Em carros de aplicativos, também percebemos que a higienização não é boa. Quando você depende de outro transporte que não o seu, não dá para ter certeza de que os cuidados necessários estão sendo tomados”, alerta.

Desempenho dos consórcios Embracon em Pernambuco acompanha tendência nacional de crescimento. Só no primeiro trimestre de 2021 foram 7% a mais de vendas nas modalidades imóveis e automóveis - Luisi Marques/Acervo JC360

Para quem deseja trocar de veículo, a Embracon tem um diferencial, que é a modalidade de lance Troca de Chaves. Basta oferecer o seu carro atual como lance para negociar a compra de um novo em qualquer concessionária de sua escolha, que vai definir o valor de avaliação do seu carro. A oferta é feita com o valor de avaliação do carro usado. Essa quantia será deduzida do crédito a ser pago à loja.

Uma das vantagens do consórcio de veículos é que você escolhe o plano que se encaixa melhor no seu orçamento. É possível optar por planos mais curtos, de 36 meses, ou aqueles estendidos, com até 80 meses de duração. Vale lembrar que não importa de quantos meses será o seu plano, porque não haverá cobrança de juros nem pagamento na entrada.

Leia também:

>> Consórcio de carros e imóveis: setor cresce mesmo em meio à crise

>> Imóveis mais amplos ganham mais valor com a pandemia

O consórcio pode ser utilizado para compra do primeiro carro, ou até para trocar pelo veículo dos sonhos, quando o cotista não consegue comprá-lo à vista.

Consórcio é diferente de financiamento: entenda

O consórcio é uma compra planejada, em que a administradora reúne um grupo de pessoas interessadas em adquirir algo em comum, e cada um vai pagando suas parcelas nessa espécie de “poupança coletiva”. Por isso, não tem juros.

As parcelas mensais são compostas apenas pelo valor do fundo comum e por taxas para o pagamento de administração, fundo reserva e seguro – custos importantes para garantir a segurança do negócio. Todos os meses há um sorteio da carta de crédito para que o consorciado adquira o bem à vista. Os participantes também podem realizar lances para conseguir de forma mais rápida a carta de crédito.

Ao receber a carta de crédito, você pode negociar melhor a compra, pois tem à disposição o valor integral, corrigido pelo IPCA, para comprar o automóvel, seja novo ou seminovo, como em uma compra à vista, o que amplia o poder de negociação.

A Embracon é uma das maiores administradoras de consórcio do País, segundo ranking do Banco Central. Com mais de 90 filiais, a empresa atua há mais de 30 anos no Brasil.

Simule agora o seu consórcio. Ah! E você pode fazer a adesão on-line e sem sair de casa.

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS