Um funcionário do gabinete do vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, teve teste positivo para coronavírus, informou uma porta-voz nesta sexta-feira.
"Nem o presidente Trump nem o vice-presidente Pence tiveram contato próximo com o indivíduo. Novos rastreamentos de contatos estão sendo realizados", disse a assessora de imprensa de Pence, Katie Miller.
>> Metrô vai operar em horário reduzido por causa do coronavírus
>> Ciclofaixa de Turismo e Lazer no Recife é suspensa devido ao coronavírus
Pence apareceu ao lado de Trump nas entrevistas coletivas diárias da Casa Branca para anunciar a evolução do combate dos EUA ao surto.
Foi o mais recente caso do Covid-19 a fazer parte do círculo interno da liderança dos EUA.
Um participante de uma conferência política no mês passado, com Trump e Pence, testou positivo para a doença, e várias figuras políticas que se reúnem regularmente com o presidente e o vice-presidente entraram em auto-quarentena preventiva.
>> Itália ultrapassa os 4.000 mortos por coronavírus
O teste de Trump para o novo coronavírus deu negativo na semana passada. Ele concordou em fazer o teste depois de entrar em contato com vários membros da delegação presidencial brasileira que visitava seu resort na Flórida que, desde então, foram diagnosticados com o vírus.
As mortes relacionadas ao Covid-19 nos EUA subiram para 216 - mais que dobrando em três dias - com mais de 16.600 infecções confirmadas, de acordo com uma contagem da Universidade Johns Hopkins.
Na sexta-feira, Nova York e Illinois seguiram a Califórnia para conter a pandemia de coronavírus, estabelecendo medidas restritivas de circulação nas maiores cidades americanas: Nova York, Los Angeles e Chicago.
Listen to #035 - Coronavírus e a fase da quarentena byRádio Jornal on hearthis.at
Pandemia
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, no dia 11 de março de 2020, que a situação do novo coronavírus pode ser classificada como uma pandemia. Desde o final de dezembro de 2019 até essa quarta-feira (18), a entidade divulgou que mais de 190 mil pessoas foram infectadas pela doença. De acordo com o Ministério da Saúde, subiu para 428 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil. O número de mortes pela doença subiu para cinco. A quinta vítima é uma mulher de 63 anos. Ela era empregada doméstica e trabalhava no Rio de Janeiro.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão: