Mais de 350 mil casos de coronavírus são diagnosticados no mundo

China continua sendo o país com mais casos da doença
Da AFP
Publicado em 23/03/2020 às 15:46
A maior parte dessas introduções foi identificada nas capitais com maior incidência de voos internacionais Foto: Nelson ALMEIDA/AFP


Mais de 350.000 casos do novo coronavírus foram diagnosticados em todo o mundo desde o início da pandemia, de acordo com um relatório estabelecido pela AFP nesta segunda-feira às 14h baseado em dados oficiais.

Pelo menos 350.142 casos, dos quais 15.873 morreram, foram declarados oficialmente em 174 países e territórios, especialmente na China (81.093 casos), berço da epidemia, e na Itália (63.927 casos).

>> Governo de Pernambuco proíbe eventos com mais de 10 pessoas para tentar conter coronavírus

>> Por causa do coronavírus, drive-thru de vacinação contra gripe conta com grandes filas em Olinda

>> Coronavírus: sobe para 37 o número de casos confirmados em Pernambuco

>> Campanha de vacinação da H1N1 é suspensa em Paulista

>> Bolsonaro recua e revoga artigo de MP que permitia suspensão de salário do trabalhador por 4 meses

Esses números refletem apenas uma parte das infecções reais, uma vez que um número significativo de países realiza apenas testes de diagnóstico nos pacientes mais graves.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Confira o mapa de casos

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

TAGS
coronavírus covid-19 mundo saúde
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory