Biden considera entrar na Justiça para confirmar vitória e garantir transição

Governo Trump tem resistido a fazer a admissão em geral protocolar de derrota, que dará ao presidente eleito meios para avançar com a transição
Agência Estado
Agência Estado
Agência Estado
Publicado em 10/11/2020 às 13:56
Assessores de Biden pedem à Administração de Serviços Gerais, uma agência governamental pouco conhecida, para identificá-lo como o vencedor da disputa Foto: AFP


O impasse entre o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, e o atual presidente, Donald Trump, sobre os resultados da eleição complica a capacidade do primeiro de se preparar para a Casa Branca. Três dias após vários meios de comunicação declararem Biden o vencedor, o governo Trump tem resistido a fazer a admissão em geral protocolar de derrota, que dará ao ex-vice-presidente meios para avançar com a transição.
Trump não admitiu a derrota. Agora, assessores de Biden pedem à Administração de Serviços Gerais, uma agência governamental pouco conhecida, para identificá-lo como o vencedor da disputa, com o argumento de que as contestações judiciais lançadas pelo atual líder têm pouca chance de prosperar.
 
A equipe do presidente eleito avalia ir à Justiça se a agência não fizer logo essa designação. Um porta-voz do órgão disse na manhã desta terça-feira que a designação ainda não foi feita.
 
Funcionários do governo Trump instruíram agências federais a não avançar com atividades de transição até que Biden seja formalmente declarado vencedor pela agência mencionada, segundo fontes ligadas ao assunto.
TAGS
mundo estados unidos joe biden eua
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory