retrospectiva

Veja os 10 principais acontecimentos de 2021, de acordo com as pesquisas do Google

Para relembrar os principais eventos do ano, o Google Trends montou uma lista baseada nas pesquisas do site

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 28/12/2021 às 7:00
Notícia
X

O ano de 2021 se aproxima do fim, e muita gente gosta de olhar para trás e fazer uma retrospectiva do que aconteceu nos 12 meses que se passaram. Este ano, o mundo testemunhou grandes acontecimentos, como o início da vacinação contra a covid-19 na maioria dos países, por exemplo. Também houve notícias tristes, como a queda do avião da cantora Marília Mendonça, que provocou a morte dela. Outros eventos, como as Olimpíadas, provocaram sentimento de alegria nas nações.

Para relembrar todos esses eventos, o Google Trends montou uma lista com os 10 principais acontecimentos do ano, baseada nas pesquisas do site.

Confira:

1. Olimpíadas 2021

CHARLY TRIBALLEAU / AFP
Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foram realizados em 2021 por causa da pandemia - CHARLY TRIBALLEAU / AFP

As Olimpíadas de Tóquio 2020 foram realizadas de 23 de julho a 8 de agosto de 2021, devido à pandemia da covid-19. Esta foi a primeira vez que os jogos foram adiados na era moderna. Ao todo, foram 19 dias de competição, que não tiveram público, por causa das medidas de prevenção contra o coronavírus. Participaram mais de 11 mil atletas de 204 países. Nesta edição, o Brasil teve a melhor campanha da história. Os atletas brasileiros conseguiram conquistar 21 medalhas: 7 de ouro, 6 de prata e 8 de bronze.

2. Vacina covid-19

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Vacinação contra a covid-19 começou em janeiro de 2021 no Brasil - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Foi em 2021 que a vacina contra a covid-19 começou a ser aplicada na maioria dos países do mundo. No Brasil, a primeira pessoa a ser vacinada foi a enfermeira Mônica Calazans, 54 anos. Ela recebeu a Coronavac, imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, no dia 17 de janeiro de 2021. Mônica trabalha na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Emílio Ribas, no centro de São Paulo.

3. WhatsApp fora do ar

Getty Images/Ilustrativa
WhatsApp ficou fora do ar por cerca de 7 horas - Getty Images/Ilustrativa

Utilizado para atividades que vão do trabalho ao lazer, o aplicativo de mensagens WhatsApp ficou fora do ar por cerca de 7 horas no dia 4 de outubro de 2021. O apagão também fez com que o Facebook e o Instagram, que pertencem ao grupo Facebook (hoje Meta), também parassem de funcionar. As redes pararam pouco após as 12h e só voltaram em torno das 19h, causando diversos tipos de prejuízos. Ainda este ano, os aplicativos tiveram instabilidade em março, junho e setembro, mas o blackout de outubro foi o que durou mais tempo.

4. Caso Henry Borel

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Dr. Jairinho, namorado de Monique Medeiros da Costa e Silva, mãe do menino Henry Borel, foram presos suspeitos da morte do menino de quatro anos - Tânia Rêgo/Agência Brasil

A morte do menino Henry Borel, de quatro anos, repercutiu nacionalmente, tanto pela crueldade do caso, como pelo suposto envolvimento do ex-vereador do Rio Jairo Souza dos Santos Júnior, conhecido como Dr. Jairinho, que é padrasto dele. Henry teria sido vítima de torturas realizadas no apartamento em que morava, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. A morte aconteceu no dia 8 de março deste ano. O garoto foi levado ao Hospital Barra D’Or, mas já chegou ao local morto.

Jairinho e a mãe da criança, a professora Monique Medeiros, estão presos desde 8 de abril. Eles foram denunciados pelo Ministério Público estadual pela prática de homicídio qualificado (por motivo torpe, com recurso que dificultou a defesa da vítima e impingiu intenso sofrimento, além de ter sido praticado contra menor de 14 anos), tortura, coação de testemunha, fraude processual e falsidade ideológica.

5. Caso Lázaro

Divulgação/Polícia Civil
Lázaro Barbosa foi morto no dia 28 de junho em confronto com policiais da força-tarefa que fazia buscas por ele há 20 dias - Divulgação/Polícia Civil

Outro caso policial de grande repercussão foi o de Lázaro Barbosa. O homem de 32 anos, suspeito de assassinar uma família e cometer outros crimes, foi morto no dia 28 de junho na periferia de Águas Lindas de Goiás, após passar 20 dias foragido. As buscas pelo suspeito mobilizaram ao menos 270 policiais militares e civis das forças de segurança de Goiás e do Distrito Federal.

Lázaro ficou conhecido como "serial killer do DF". Alguns crimes atribuídos a ele são a morte de sete pessoas, incluindo uma família em Ceilândia, estupro, roubo, entre outros. A Polícia Civil investiga se ele agia a mando de fazendeiros, empresários e políticos da região de Cocalzinho de Goiás.

6. Afeganistão

JAVED TANVEER/AFP
Talibã retornou ao poder em Cabul - JAVED TANVEER/AFP

Uma crise no Afeganistão foi um dos assuntos mais comentados ao redor do mundo a partir de 15 de agosto deste ano. Nessa data, o grupo extremista Talibã retomou o poder no país, provocando o pânico na população. Muitos afegãos chegaram a se pendurar na fuselagem de aviões, em uma tentativa desesperada de deixar o país.

O medo era devido à possibilidade de conflitos e desrespeito aos direitos humanos. Durante 1996 e 2001, o governo Talibã impôs uma visão ultraortodoxa da lei islâmica, que impedia as mulheres de estudar ou trabalhar, sair de casa se não acompanhadas por um membro da família do sexo masculino, além de serem obrigadas a usar a burca em público. Cenas de apedrejamento por adultério, por exemplo, eram comuns na época.

7. Lockdown

TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
Fechamento de atividades devido à pandemia da covid-19 - TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM

A palavra "lockdown" esteve entre as principais buscas do ano de 2021, por causa das medidas de prevenção ao novo coronavírus em todo o mundo. Desde o início da pandemia, o fechamento das atividades econômicas se tornou alvo de polêmicas e acaloradas discussões políticas. Autoridades de saúde recomendam o isolamento social como uma das principais medidas para evitar a disseminação do coronavírus. Por outro lado, o lockdown traz danos econômicos.

8. Queda do avião de Marília Mendonça

Reprodução/Youtube
Marília Mendonça morreu em um acidente aéreo - Reprodução/Youtube

Em 5 de novembro de 2021, a morte da cantora sertaneja Marília Mendonça chocou o mundo da música e repercutiu internacionalmente. O avião em que a artista estava caiu em uma região de cachoeira no município de Piedade de Caratinga, no interior de Minas Gerais, numa tarde de sexta-feira. Inicialmente, a equipe da cantora chegou a divulgar que todos estariam bem. Entretanto, alguns minutos depois, a morte de todos os cinco ocupantes da aeronave de pequeno porte foi confirmada. O velório e enterro na artista aconteceram no dia seguinte, e emocionaram até quem não era fã de Marília. Ela deixou um filho de menos de dois anos.

9. Foguete chinês

 CSA / China
Lançamento do foguete Longa Marcha 5B na China - CSA / China

A notícia de que um foguete chinês descontrolado cairia na Terra fez com que muitos internautas recorressem ao Google para saber mais informações. Depois de muita expectativa, os destroços do Longa Marcha 5B caíram no Mar Arábico, perto das Ilhas Maldivas, no Oceano Índico. A imprensa estatal da China informou que partes do foguete entraram na atmosfera da Terra às 10h24 do dia 9 de maio de 2021, no horário de Pequim. A China havia lançado o Longa Marcha 5B em 29 de abril para colocar em órbita um trecho da estação espacial que aquele país está construindo.

10. Greve dos caminhoneiros

Tomaz Silva/Agência Brasil
Caminhoneiros fazem protesto no Rio de Janeiro - Tomaz Silva/Agência Brasil

Prometida para o dia 1º de novembro de 2021, uma nova greve dos caminhoneiros não teve adesão da categoria, mas o medo de que a paralisação de maio de 2018 voltasse a ocorrer assustou muitos brasileiros. Entre as reivindicações da categoria estavam revisão da política de preços dos combustíveis, estabelecimento de piso para o valor do frete e aposentadoria especial. A Justiça chegou a bloquear a proibição do bloqueio de estradas, estabelecendo multas com valores que podem chegar a R$ 1 milhão.

Tags

Autor