Nesta quinta-feira (06), o Papa Francisco realizou a cerimônia tradicional do lava-pés, na Itália, e lavou os pés de 12 jovens detidos em uma instituição para menores.
A cerimônia é um dos pontos altos da Semana Santa para os católicos e foi feita no presídio para menores na Casal di Marmo, na periferia de Roma, capital da Itália.
"Jesus sabe das coisas que temos no coração e nos ama assim como somos, e ele também lava os pés de todos nós. Jesus não se assusta com as nossas fraquezas. Quer segurar a nossa mão para que a vida não seja tão dura conosco", disse Francisco.
O Papa chegou ao presídio de cadeira de rodas, pois vem se recuperando de uma infecção respiratória e de problemas no joelho. Apesar disso, ele realizou a cerimônia se apoaidno em uma bengala e foi aplaudido na saída da capela.
QUAL O SIGNIFICADO DA CERIMÔNIA DO LAVA-PÉS?
A cerimônia religiosa é baseada no relato do apóstolo João que menciona Jesus realizando o ato durante a Última ceia.
A prática é feita toda Quinta-Feira Santa da Semana Santa. Sua origem pode estar ligada a costumes antigos de outras civilizações, quando anfitriões recebiam hóspedes que vinham com pés sujos após uma longa viagem.
De imediato, o anfitrião trazia uma vasilha com água para que os pés fossem lavados, uma forma de mostrar hospitalidade.