Seguindo medidas anunciadas pelo Comitê da Prefeitura do Recife de combate ao novo coronavírus, a Companhia de Serviços Urbanos (Csurb) do Recife anunciou que o horário de funcionamento dos Mercados e Feiras Públicas Municipais será reduzido. A partir desta sexta-feira (20) o horário de funcionamento será das 8h às 15h.
>> Ciclofaixa de Turismo e Lazer no Recife é suspensa devido ao coronavírus
>> São Paulo registra mais uma morte por novo coronavírus
A medida visa diminuir a aglomeração de pessoas para evitar a propagação do novo coronavírus. Também foi anunciado que os permissionários terão um prazo de 90 dias de suspensão do pagamento de suas permissões. Uma medida que visa dar mais tranquilidade aos trabalhadores nesse momento de crise.
“Neste momento, é imperativo que as pessoas fiquem em casa. Mas, sabemos que existe a necessidade de comprar comida e alguns insumos para uso doméstico. Portanto, os mercados permanecerão abertos, mas, em horário reduzido, para diminuir as chances de exposição ao Covid-19.”, explicou Berenice de Andrade Lima, presidente da Csurb.
Nessa quinta-feira (19), o governador do Estado, Paulo Câmara, decretou que shoppings, salões de beleza e correlatos, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércio de praia devem fechar a partir do próximo sábado (21). Nesta sexta (20), o decreto foi endurecido. Todo o comércio, serviços e construção civil também fecharão, porém a partir do próximo domingo (22). Apenas supermercados, padarias, mercadinhos, farmácias, postos de gasolina, casas de ração animal, depósitos de água mineral e gás ficam abertos.
A Associação Pernambucana de Supermercados (Apes) tranquiliza o consumidor. "Não há riscos de desabastecimento. Não há falta de produtos e os estoques estão totalmente normais. Não há necessidade de corridas para as lojas e nem estocamento de mercadorias", afirma Silvana Buarque, superintendente da Apes.
>> Veja o drama de comerciantes e microempreendedores de um Recife deserto por causa do coronavírus
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.