A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) vai modificar o horário de funcionamento das linhas Centro, Sul e Diesel a partir deste sábado (21). A medida, que tem prezo indeterminado, é uma forma de prevenir os usuários contra o novo coronavírus (covid-19). Segundo a Companhia, será feito monitoramento da situação, com possibilidade de mudanças nos horários.
Será suspensa a operação da Linha Diesel (VLT). Os trens das Linhas Centro e Sul irão circular das 6h às 9h, e das 16h30 às 20h.
>> Ciclofaixa de Turismo e Lazer no Recife é suspensa devido ao coronavírus
O Metrô do Recife destacou que tem reforçado a limpeza do meio de transporte, além de estar ampliando campanhas informativas para prevenção ao coronavírus em estações, trens e redes sociais.
No Metrô do Recife, os trens recebem limpeza entre as viagens, diariamente, nas estações terminais. Além disso, são feitas limpezas profundas nos trens, de segunda a sábado, nas quais são limpas as partes internas e externas dos trens. Também são realizadas limpeza corretivas, diariamente de 22h às 5h, nas quais são limpos os pisos, corrimão, bancos, vidros, cabines. A CBTU teve o cuidado de distribuir luvas, álcool em gel e álcool a 70%, bem como intensificar a limpeza de todo equipamento com produto especial que elimina a covid-19. Tais produtos têm sua indicação e eficiência atestada pela Anvisa e não causam nenhum prejuízo à saúde dos usuários e condutores.
>> Veja o drama de comerciantes e microempreendedores de um Recife deserto por causa do coronavírus
A CBTU informou que em relação ao dia 09 de março, quando o coronavírus ainda não estava tão presente, até esta quinta, 19, a demanda total já diminuiu 37,2% na Linha Elétrica, sendo 46,1% na Linha Sul e 34,1% na Linha Centro. Esse percentual inclui a demanda total de passageiros (pagantes e não pagantes - integrados do SEI e gratuidades). Já em relação aos passageiros que pagam diretamente nas bilheterias das estações, o percentual é de 48,9% na Linha Elétrica, sendo 50,2% na Linha Centro e 46% na Linha Sul.
Listen to #035 - Coronavírus e a fase da quarentena byRádio Jornal on hearthis.at
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, no dia 11 de março de 2020, que a situação do novo coronavírus pode ser classificada como uma pandemia. Desde o final de dezembro de 2019 até essa quarta-feira (18), a entidade divulgou que mais de 190 mil pessoas foram infectadas pela doença. De acordo com o Ministério da Saúde, subiu para 428 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil. O número de mortes pela doença subiu para cinco. A quinta vítima é uma mulher de 63 anos. Ela era empregada doméstica e trabalhava no Rio de Janeiro.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão: