As limitações físicas, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, chegaram ao transporte público também. O Governo do Estado anunciou, nesta terça-feira (24), uma portaria extraordinária sobre circulação de ônibus na Região Metropolitana do Recife. Os ônibus devem circular com passageiros preferencialmente sentados e, além disso, está proibida a aglomeração de pessoas nos Terminais Integrados (TI), em concordância com as últimas ações restritivas decretadas pelo Executivo estadual.
A portaria considera como aglomeração mais de 30 passageiros em uma fila para ônibus convencionais e, para BRTs ou veículos articulados, mais de 45 passageiros são considerados acúmulo. Ainda, segundo a portaria, as operadoras de ônibus do STPP/RMR deverão adotar todas as providências para evitar acúmulo de passageiros em filas, que deverão resguardar a distância mínima de um metro entre as pessoas. Por isso, deverão disponibilizar e utilizar frota de estoque nos terminais de passageiros (integrados, miniterminais) ou nas garagens. A operadora deverá ainda atender, de forma imediata, determinação da fiscalização do CTM para utilização da frota na linha indicada, ainda que seja de outra operadora ou de outra linha.
O documento é assinado pelos secretários de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, e de Saúde, André Longo, e pelo presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes (CTM), Erivaldo Coutinho. A fiscalização será intensificada nos TIs e nos principais corredores de ônibus, contando com o apoio da Polícia Militar. As Secretarias e o Consórcio Grande Recife reforçam a orientação para que os passageiros ingressem nos veículos sentados e mantenham a distância necessária nas filas de espera.
O Grande Recife registrou, na semana passada, queda de 50% na demanda de passageiros devido ao novo coronavírus. Com isso, autorizou as empresas de ônibus a reduzirem em até 25% as viagens, mas com disponibilidade maior de veículos no horário de pico. O Metrô do Recife também sentiu o baque na demanda de passageiros. A queda chegou a ultrapassar 50%. Por isso, a CBTU Recife informou, no último sábado (21), que o sistema estará operando apenas nos horários de pico: das 6h às 9h e das 16h30 às 20h. A Linha Diesel (VLT) será suspensa.
>>Transporte público brasileiro estima perda de 50% dos passageiros com o coronavírus
>>E quem socorre o transporte público na crise do coronavírus?