O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) atendeu ao pedido da Associação de Praças dos Policiais e Bombeiros Militares de Pernambuco (ASPRA-PE/PMBM) para que os servidores, que fazem parte do grupo de risco do novo coronavírus, realizassem os seus trabalhos de forma remota.
Na liminar, que foi concedida nesta quarta-feira (26), por meio de Mandado de Segurança, o desembargador Jones Figueiredo Alves considerou que não existe razão para que os militares e bombeiros estaduais, enquadrados nos grupos de risco de vulnerabilidade à covid-19, sejam excepcionados das medidas protetivas determinadas pelo Governo do Estado, estabelecidas no Decreto de nº 48.809/2020, embora determinada a exceção para profissionais das áreas de saúde, defesa social e serviços de abastecimento de água.
São considerados grupos de risco para a Covid- 19 pessoas com mais de 60 anos, diabéticos, hipertensos, cardíacos, pacientes com câncer e aqueles acometidos por doenças respiratórias crônicas.
>> Por causa do coronavírus, Universal de Pernambuco realiza seu primeiro culto pela web
>> Governador de Pernambuco diz que discurso de Bolsonaro "comprova que Brasil está sem comando"
>> Pernambuco registra primeira morte pelo novo coronavírus
Figueiredo Alves argumentou que, uma vez expostos à convivência social em momento de enfrentamento da pandemia, estes profissionais correm sérios riscos, e deu ênfase que a proteção à saúde e à vida é direito constitucionalmente assegurado.
De acordo com a decisão, “não se verifica temeridade, a princípio, para a segurança pública em geral, o trabalho remoto dos militares integrantes de grupo de risco, pois, via de regra, o trabalho policial ostensivo, ou seja, o policiamento de rua, há de ser realizado, sempre, pelos militares não anciãos e também por aqueles em condições de saúde mais favoráveis, a garantir, de fato, a segurança da população”, destacou o magistrado.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.