A tradicional Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, conhecida por muitos como Festa da Pitomba por conta da safra e venda do fruto, chega este ano à sua 363ª edição. Entretanto, com a pandemia do coronavírus, este ano a celebração vai ser diferente: nada de parque, barraquinhas e shows. O novenário foi cancelado. A missa, que costumava ser campal, no alto do Monte Guararapes, será celebrada dentro do santuário de Nossa Senhora dos Prazeres, sem a presença dos fiéis.
» Grande Recife tem ruas mais vazias neste domingo de Páscoa
» "O que importa não é a igreja vazia", diz Dom Fernando Saburido
Como nos últimos anos, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido vai presidir a missa, na segunda-feira da segunda semana da Páscoa, 20 de abril, às 16 horas. “Eu me sinto muito feliz em participar, todos os anos, dessa que é uma das maiores festas marianas de nossa Arquidiocese”, disse o arcebispo. “A devoção a Nossa Senhora dos Prazeres é muito forte e, nesse momento em que todos precisam ficar em casa, queremos que todos comemorem e festejem esse dia com muito fervor, por isso decidimos transmitir a celebração desse ano”, explicou.
Milhares de pessoas participam, todos os anos, da festa. O santuário fica lotado durante o novenário e as pessoas confraternizam-se nos shows. A missa campal celebrada por dom Fernando chega a reunir, a cada festa, cerca de duas mil pessoas.“Não poderíamos deixar de celebrar este dia porque, como o próprio título de Nossa Senhora dos Prazeres diz, é tempo de lembrar as alegrias vividas por Maria com seu filho Jesus”, comentou. “Claro que o momento da pandemia é difícil, mas é nessa hora que devemos nos alegrar nas coisas de Deus, para nos fortalecermos e enfrentarmos as dificuldades, sabendo que somente a alegria em Deus é eterna e tudo mais vai passar”, disse.
Dom Fernando vai celebrar a missa ao lado do bispo auxiliar da Arquidiocese, dom Limacêdo Antônio; do abade do Mosteiro de São Bento, dom Luiz Pedro; do reitor do Santuário, dom Marcos Ferreira, e do administrador paroquial de Nossa Senhora do Rosário, de Novo Guararapes, padre Ivanilson Araújo.
» Em missa de Páscoa sem fiéis, papa pediu solidariedade global
Após a missa, a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres sairá em procissão – sozinha – em cima de um carro aberto. Com as recomendações de distanciamento social, desta vez, o povo acompanhará a passagem da imagem de suas portas, janelas, varandas e calçadas. O percurso vai ser o habitual (Ladeira da Igreja, Estrada da Batalha, Avenida dos Guararapes, Avenida Jardim Jordão, Ladeira da Igreja), para que todos os que têm costume de participar possam ver a procissão, cantando, rezando e mostrando sua devoção.
A transmissão da missa poderá ser acompanhada pelas redes sociais da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Prazeres.
Instagram: Paroquia_rosarioguararapes
Instagram: Pascom_prazeres
YouTube: Rosário Guararapes
Facebook: Rosário Guararapes
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.