Petrolina faz operação para fazer valer isolamento social e pode deter quem insistir em descumprir medidas

Órgãos de segurança pública iram fiscalizar o cumprimento do isolamento social em áreas de maior circulação do público
Manuela Figuerêdo
Publicado em 11/05/2020 às 8:36
A atuação dos órgãos de segurança pública busca a proteção da saúde da população diante da pandemia do coronavírus Foto: Marco Aurélio


Com informações do repórter Marco Aurélio, da Rádio Jornal Petrolina

O cumprimento das medidas de isolamento social decretadas pelo Governo de Pernambuco para o combate ao coronavírus será fiscalizado com maior rigor a partir desta segunda-feira (11), em Petrolina, no Sertão do Estado. A partir de hoje, o município inicia operação para cumprir diligências que garantam o isolamento da população da cidade, que conta com aproximadamente 350 mil habitantes. A ação pode inclusive fazer a detenção daqueles que insistirem em descumprir as orientações.

>>Pernambuco confirma 493 novos casos de coronavírus e 40 mortes em 24 horas; total de infectados sobe para 13.768

A operação conta com participação da Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros e conta com o apoio do Ministério Público de Pernambuco. Ela é baseada no decreto do governador Paulo Câmara, de 14 de março de 2020, que regulamenta o isolamento como ação contra a covid-19 e que diz que o seu descumprimento “será comunicado à autoridade policial para apuração quanto à caracterização do crime contra a saúde pública, tipicado no art. 268 do Código Penal”.

Ana Paula Cardoso, promotora de Justiça da Saúde de Petrolina, explica que toda a ação integrada visa a prevenção e contenção da disseminação do vírus, respaldado no decreto estadual. “Se não existe o lockdown, as pessoas podem circular, mas precisa ser uma circulação relacionada a serviços essenciais. Essa ação integrada visa coibir aglomerações, principalmente em fila de bancos e lotéricas", esclarece a promotora. Através de informações fornecidas pela Secretaria de Saúde, serão priorizadas regiões com mais casos de coronavírus e de maior circulação de pessoas, como o centro comercial, orla e avenidas com pistas para caminhadas e uso de bicicleta. Órgãos como Polícia Militar e Guarda Civil serão responsáveis pela ronda nessas regiões. “O objetivo principal é esclarecer as pessoas. Não é a repressão que vai resolver, mas a prevenção”, explica Ana Paula.

Cada situação será avaliada em seu contexto e as pessoas que estiverem descumprindo decretos sanitários serão abordadas e orientadas a respeitar as medidas de isolamento. Um exemplo é o caso de estabelecimentos comerciais não essenciais que estão em funcionamento. “Primeiro, autoridades irão conversar com o proprietário. Caso a pessoa continue a não respeitar, ela poderá ser detida e até ter suspenso o alvará do negócio”. Ana Paula explica que após ser detida e levada para a delegacia, será feita a ocorrência e, a pessoa será liberada, mas responderá judicialmente o delito.

São quatro os crimes listados no Código Penal que podem ser relacionados à covid-19 de acordo com decreto do governador Paulo Câmara: Praticar, com o fim de transmitir a outrem moléstia grave de que está contaminado, ato capaz de produzir o contágio (artigo 131); Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente (artigo 132); Causar epidemia, mediante a propagação de germes patogênicos (artigo 267); E infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa (artigo 268). Nenhum desacato foi registrado pela Prefeitura de Petrolina segundo a assessoria de comunicação do município.

>>Veja quais são os bairros do Recife com maior índice de isolamento social no combate ao coronavírus

>>Painel do MPPE aponta Olinda e Granito com melhores índices de isolamento em Pernambuco

O município registra 86 casos, sendo 68 confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 18 diagnosticados através de exames analisados no Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE). Além disso, foram confirmados dois óbitos e 20 curas clínicas.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

TAGS
pernambuco petrolina coronavirus covid-19
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory