Com informações da repórter Juliana Oliveira, da TV Jornal
O T.I Joana Bezerra foi um dos nove terminais que existem no Grande Recife que amanheceram, nesta terça-feira (26) com a operação TI Seguro da Polícia Militar, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social. Com atuação entre 5h30 às 9h30 do dia e sem previsão para término, a ação visa combater a transmissão do coronavírus e dar efetividade ao cumprimento do decreto estadual que, entre outras determinações, limita a circulação de pessoas e obriga o uso de máscaras, através da orientação dos passageiros e a fiscalização no ônibus.
>>Operação integrada realiza ação contra aglomerações e distribui 3 mil máscaras no Recife
De acordo com o Tenente Coronel Brito, são 30 policiais distribuídos nos nove terminais, a pé ou motorizados, que vão auxiliar na atuação dos fiscais nos terminais. “A Polícia Militar tem amplo acesso ao equipamento, seja na instalação como no ônibus, para que haja condições de apoio aos agentes fiscais desses terminais”, explica. Quando o ônibus ultrapassar a quantidade máxima de passageiros permitida, o excedente vai precisar ser retirado do coletivo. “Caso não seja obedecido, a Polícia Militar precisará fazer a intervenção de apoio”, esclarece o Tenente.
Sobre o uso de máscaras, que é obrigatório de acordo com o decreto estadual, a primeira abordagem dos policiais será a orientação para o uso de máscaras. “Vamos pedir para que coloquem suas máscaras. A essa altura, todo mundo tem máscara. Muitas vezes, está na bolsa ou no bolso e o passageiro distraidamente não coloca”, complementa Coronel.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.