Testar e identificar pessoas contaminadas é uma ação chave no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Seguindo essa recomendação, a prefeitura de São Lourenço da Mata, município da Região Metropolitana do Recife, iniciou na última terça-feira (2) a busca ativa por pacientes sintomáticos da covid-19 em condomínios da cidade.
» Pernambuco tem mais de 3 mil mortos por coronavírus
Nesta quarta-feira (3), a ação passou pelos conjuntos habitacionais Guilherme Uchoa I e II, localizados no bairro da Manguba. Além da testagem, a iniciativa também levou informações sobre a importância do uso de máscaras, do distanciamento social, de vacinação contra a Influenza (gripe), medição da temperatura corporal dos condôminos, distribuição de máscaras reutilizáveis e cartilhas informativas sobre o coronavírus.
Os condomínios visitados pela ação na terça-feira (2) foram os residenciais Mont Blanc e Bela Vista. A prefeitura de São Lourenço garantiu que, mesmo com o fim da determinação de lockdown no município, ações como esta continuarão sendo realizadas até o dia 10 de junho em todos os condomínios da cidade.
» Combate à pandemia em Pernambuco virou, definitivamente, um caso de polícia
“O objetivo desta ação, neste momento, é chegar mais próximo destas pessoas que estão realizando o isolamento social, e que por estarem fazendo isso, deixam de procurar as unidades básicas de saúde para se vacinar. Então, estamos indo atrás destas pessoas para levar vacinação e aproveitar para levar também conscientização sobre o coronavírus, pois, ainda é o momento de continuarmos cuidando da prevenção e do isolamento social; além de promover a busca de pacientes sintomáticos e assintomáticos, e os encaminhando às unidades de saúde”, disse Bruno Pereira, prefeito de São Lourenço.
Para Raimundo Ramos, morador do residencial Mont Blanc, iniciativa é importante para levar mais conhecimento a todos. “Achei sensacional! É uma campanha de conscientização, onde a gente se sente sendo cuidado. Sabemos da dificuldade de se vacinar neste momento, e essa campanha aqui, dentro do prédio, nos traz a comodidade e a satisfação de estarmos sendo assistidos e agraciados. Achei também importante o cuidado para o atendimento, instalando um lavatório na recepção para higienização das mãos”, afirmou.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.