Atualizada às 20h32
A Prefeitura do Recife liberou o uso de patins, patinetes e skates nas praças, calçadões e parques da cidade. Válida a partir deste sábado (18), a medida será oficializada por meio de decreto assinado pelo prefeito Geraldo Julio (PSB) e publicado no Diário Oficial do Município. Já Jaboatão dos Guararapes, o banho de mar será liberado também a partir deste sábado (18). Por outro lado, em Olinda, a prefeitura recuou e decidiu reabrir bares e restaurantes somente na segunda-feira (20), data definida pelo Governo de Pernambuco.
>> Banho de mar em Jaboatão liberado a partir deste sábado (18)
>> Alto da Sé passa por sanitização para reabertura do comércio
>> O que pode e o que não pode na reabertura das academias em Pernambuco?
>> Prefeitura anuncia liberação de banho de mar no Recife e reabertura de quiosques
Outras medidas de flexibilização foram anunciadas no decorrer das últimas semanas pela prefeitura da capital pernambucana. A caminhada, ciclismo e corrida nesses locais, bem como a prática de exercícios individuais com acompanhamento de profissional de Educação Física, a permissão para banho de mar em áreas seguras e a reabertura dos quiosques da orla também estão liberados.
Segundo a gestão municipal, as flexibilizações são possíveis porque o Recife registra dois meses de queda nos indicadores da pandemia da covid-19.
A Prefeitura de Olinda informou, no início da tarde desta sexta-feira (17), que a reabertura dos bares e restaurantes foi adiada. Antes prevista justamente para esta sexta, a retomada deve acontecer apenas na próxima segunda-feira (20), seguindo assim o cronograma divulgado inicialmente. A justificativa do município para a mudança da data foi com relação a harmonia Metropolitana na liberação das atividades comerciais.
A Prefeitura de Olinda ainda esclareceu estar seguindo todas as orientações dos decretos do Estado com relação às regras sanitárias no combate ao coronavírus. Mais cedo, contudo, o prefeito da cidade, professor Lupércio (SD), destacou que a decisão de reabrir antes ocorria porque o Supremo Tribunal Federal (STF) havia dado a municípios e estados a autonomia sobre decisões com relação ao controle da covid-19.
Também na nota, a Secretaria de Olinda destacou que os dados da pandemia estão sendo positivos, indicando ocupação de apenas 14% dos leitos destinados ao combate do coronavírus.
O adiamento, porém, não atinge as tapioqueiras do Alto da Sé. Após uma ação de sanitização no local, realizada durante a manhã, os profissionais que vendem tapioca, artesanato e outros produtos neste ponto histórico de Olinda poderão retomar as atividades nesta sexta.
A medida integra um decreto do Executivo municipal, que prevê o funcionamento dos estabelecimentos até 22h. O documento também permite o banho de mar e a prática de esportes na areia até 17h; reabertura dos quiosques na orla (sem a venda de bebidas alcoólicas) e aumento para 50% da capacidade em cultos religiosos.
"A Prefeitura de Olinda esclarece que vem seguindo todas as posturas e orientações dos Decretos do Governo do Estado de Pernambuco em relação às regras sanitárias no combate ao COVID-19, dando sempre prevalência à salvaguarda da vida no Município. Em parceria com o Governo de Pernambuco, a Secretaria de Saúde de Olinda registra dados da pandemia no Município que revelam resultado muito positivo, indicando ocupação de apenas 14% dos leitos destinando ao combate do novo coronavírus. No que toca à reabertura dos bares e restaurantes da cidade, prevista inicialmente para esta sexta-feira (17.07), visando uma harmonia Metropolitana na liberação das atividades comerciais, o Município adiará a reabertura de bares e restaurantes para a próxima segunda feira, dia 20.07".
Com a estabilização de novos casos do novo coronavírus em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, o banho de mar estará liberado nas praias do município a partir deste sábado (18). O decreto assinado pelo prefeito Anderson Ferreira, nesta sexta-feira (17), deixa claro que os banhistas terão que seguir uma série de protocolos para evitar possíveis contágios.
O uso de máscara é obrigatório quando a pessoa estiver fora da água, assim como o distanciamento social para evitar aglomerações. Caminhadas na faixa de areia e no calçadão, e passeios de bicicleta nas ciclofaixas já estavam permitidos desde o dia 21 de junho.
O decreto mantém proibida a prática de esportes coletivos, o uso de barracas, guarda-sóis, cadeiras, caixas térmicas, comércio ambulante e venda de comidas e bebidas.
Para assegurar que as medidas não serão descumpridas, a Prefeitura de Jaboatão vai manter o efetivo da Guarda Municipal, equipes de fiscalização, quadriciclo e drone na orla, das 7h às 19h. Os ambulantes cadastrados no município para trabalhar na orla recebem cestas básicas da Prefeitura, pois estão sem poder trabalhar devido ao Decreto Estadual.