Paço do Frevo reabre a partir desta quinta-feira (10), após período de atividades suspensas por causa do coronavírus

A reabertura do local atende ao Plano de Convivência com a Covid-19, desenvolvido pelo governo do Estado
Carolina Fonsêca
Publicado em 09/09/2020 às 17:39
O expediente presencial no Paço do Frevo será apenas de quinta a domingo, sendo quinta e sexta, das 10h às 16h e sábado e domingo, 11h às 17h. Foto: ANDRÉA RÊGO BARROS/PCR


O Paço do Frevo, localizado no bairro do Recife Antigo, na área Central do Recife, retomará suas atividades a partir desta quinta-feira (10). A reabertura do local acontece de acordo com a determinação do Plano de Convivência com a Covid-19, montado pelo governo de Pernambuco, que autorizou a os museus da capital pernambucana a abrirem as portas novamente, após um período de atividades suspensas por causa da covid-19.

Assim como todas as atividades e estabelecimentos que voltam a funcionar em meio a pandemia, no Paço do Frevo também será necessário seguir os protocolos de higienização e distanciamento social, além do controle de acesso do público. Por exemplo, o acesso terá limitação de 50 pessoas por hora e, por enquanto, as atividades artísticas seguirão suspensas. 

O expediente presencial no Paço do Frevo será apenas de quinta a domingo, sendo quinta e sexta, das 10h às 16h e sábado e domingo, 11h às 17h. A capacidade de atendimento ao público também será reduzida a partir da suspensão de eventos presenciais, da sinalização do prédio com marcação de distanciamento social e da diminuição da capacidade dos espaços expositivos. Entre as medidas adotadas para garantir a segurança sanitária das instalações, estão ainda a disposição de totens de álcool em gel, a medição da temperatura dos visitantes na entrada e a venda de ingressos online.

Os ingressos para visitar o local custam R$ 10 e R$ 5 (meia entrada) e devem ser adquiridos no site do Paço do Frevo, que pode ser acessado clicando aqui. 

 “Não é um retorno ao lugar de onde paramos, mas o início de um novo ciclo, ainda repleto de incertezas. Por isso, estamos considerando a retomada das visitações um período de muita cautela, para experienciar e construir colaborativa e coletivamente estratégias viáveis para a manutenção e resistência da cultura popular, de forma consciente, responsável e comprometida com nosso maior patrimônio, que é a vida. Não existe na reabertura um deslocamento da realidade, mas um enfrentamento dos dilemas como forma de permanência e convivência, esse é nosso ‘Frevo Atitude’ ”, disse Nicole Costa, gerente geral do Paço do Frevo.

Os protocolos da reabertura do Paço 

Higienização, distanciamento, uso de máscaras, aferição de temperatura. O Paço do Frevo também tem uma série de medidas e regras a serem seguidas nesta retomada. São elas: 

- Implantação de horário reduzido de atendimento ao público: quinta e sexta, 10h às 16h; sábado e domingo, 11h às 17h

- Uso obrigatório de máscaras que cubram nariz e boca para equipe e visitantes

- Realização de ciclos de formação sobre protocolos sanitários

- Implantação de sistema de venda de ingressos online com horário programado

- Instalação de tapetes sanitizantes e anti umidade

- Marcação no piso do distanciamento de segurança

- Realização de triagem com termômetro infravermelho

- Instalação de TV informativa geral

- Aquisição de EPIs para colaboradores

- Aquisição e instalação de ventiladores

- Aquisição de totens de álcool gel

- Readequação de fluxo de circulação de visitantes (escadas, entrada e saída)

- Suspensão das atividades artísticas

- Readequação layout do café para 50% da capacidade

- Marcação nas exposições indicando distanciamento de segurança

- Implantação de agendamento de visitas e pesquisas no Centro de Documentação

- Uso controlado do elevador - máximo 4 pessoas por vez

O Paço do Frevo fica na Praça do Arsenal da Marinha, s/no, no Bairro do Recife. 

 

TAGS
pernambuco paço do frevo recife pandemia coronavírus
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory