Um turista do Recife foi testado em Fernando de Noronha e teve resultado positivo para a covid-19 após desembarcar na Ilha no último sábado (10), dia da reabertura total ao turismo. Assim, ele permanecerá isolado e em quarentena na pousada, assumindo os custos da extensão da hospedagem, até que um novo exame ateste a cura clínica. O caso foi divulgado pela administração da ilha na noite da segunda-feira (12).
Todos que viajam até o arquipélago e ainda não tiveram coronavírus precisam apresentar o resultado negativo do exame RT-PCR realizado no dia anterior ao embarque ou no mesmo dia da viagem. O passageiro, no entanto, havia sido examinado no dia 11 de setembro, segundo a administração do local.
Além da realização do teste, todo turista também precisa fazer o download do aplicativo Dycovid – Dynamic Contact Tracing, que permite a rastrear por onde ele passou durante sua estadia na ilha. O serviço tem intenção de ajudar o governo do Estado a identificar com quem o turista teve contato caso ele teste positivo para o coronavírus ao sair do arquipélago.
Outro teste é realizado no Aeroporto de Fernando de Noronha no momento que o visitante deixar a ilha. Caso o exame confirme a infecção, o turista não é impedido de deixar a ilha, mas o teste é considerado importante para que as autoridades identifiquem as possíveis pessoas que mantiveram contato com ele.
Na segunda-feira, também foram confirmados outros dois casos de covid-19 entre os passageiros que desembarcaram na última quinta-feira (7), em um voo para moradores e trabalhadores, quando ainda estava em vigor o protocolo anterior.
Com os novos casos, agora são quatro pacientes com o novo coronavírus, em recuperação na ilha. Outros dois casos tiveram cura clínica.
Fernando de Noronha tem registrados, ao todo, 125 casos do novo coronavírus, sendo sendo 74 no arquipélago, incluindo os 46 identificados pelo estudo epidemiológico, e 51 casos importados.